A Prefeitura de Volta Redonda e a AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) firmaram convênio para implantação do Programa de Microcrédito no município.
A assinatura do documento aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, dia 1º, no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, com a presença do presidente da agência, Sérgio Gusman, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, e do subsecretário da pasta, Fernando Lee. “Esse convênio com a AgeRio é mais uma parceria com o Governo do Estado visando fortalecer o desenvolvimento de Volta Redonda. Viabilizando o crescimento das microempresas, estamos fomentando a criação de vagas de emprego e a geração de renda no município”, disse o prefeito Neto.
O presidente da AgeRio, Sérgio Gusman, que também estava em Volta Redonda para participar de painel de negócios na Expo-VR, reforçou que o papel da agência é estimular o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro e, para isso, atua como um agente de fomento, oferecendo soluções financeiras para empresas de todos os portes, desde microempreendedores até grandes empresas. “Com este convênio, promovemos a capacitação de funcionários da prefeitura para que possam atuar como consultores, divulgando as linhas de crédito da AgeRio e orientando sobre as que mais se adequam à realidade de cada microempresário, de acordo com o perfil e a vocação do negócio”, explicou Gusman.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, que ficará responsável por viabilizar o convênio, destacou que a Casa do Empreendedor terá papel fundamental no processo. “Vamos treinar os nossos funcionários para atender os microempresários e divulgar as linhas de crédito da AgeRio. As oportunidades para os microempresários podem chegar aos R$ 21 mil, com juros de 3% ao ano. Além disso, também está prevista no convênio a participação da agência em eventos de negócios promovidos no município”, afirmou o secretário.