VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda segue atuando na prevenção e manutenção da cidade na manhã desta quarta-feira, dia 17, após os impactos provocados pela forte chuva, acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos, que atingiu o município na noite anterior, dia 16. De acordo com a Defesa Civil municipal, entre 16 e 18 horas de terça-feira, choveu 26,6 mm, com ventos de até 40km/h, e o Rio Paraíba do Sul está 67cm acima do nível normal. Até o momento não houve registro de vítimas.
O trabalho para reduzir os impactos seguem com as equipes das secretarias de Ordem Pública (Semop) e Serviços Públicos (SMSP), juntamente com agentes da Defesa Civil e outros órgãos. No total foram registradas 24 ocorrências, sendo 14 quedas de árvores, uma de muro e outra de grade, além de quatro pontos de alagamento e quatro registros de destelhamentos, sendo o local mais afetado um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) no bairro Volta Grande.
Outros bairros mais afetados pelos impactos da chuva foram Vila Santa Cecília, Pinto da Serra, Barreira Cravo, Jardim Belvedere, São Lucas, Fazendinha, Santa Cruz, Siderlândia, São Sebastião, Vila Brasília e Santa Cruz.
Por conta da queda de energia elétrica em alguns bairros, algumas escolas e unidades básicas de saúde estão trabalhando para retomar o funcionamento normal. A concessionária de energia já foi acionada para o reestabelecimento do serviço.
DEFESA CIVIL ORIENTA COMPORTAMENTO SEGURO
Para esta quarta-feira, a Defesa Civil municipal informa que a previsão é de chuva com volume de 8mm, com ventos de até 10km/h. O coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, destacou a capacidade de resposta da estrutura do município, ressaltando também a importância do ato e comportamento seguros em situações de fortes chuvas. Segundo ele, são orientações como evitar qualquer tipo de capina, escavações irregulares, construções irregulares; respeitar os dias de coleta do lixo; não criar obstrução em boca de lobo, bueiros e ralos para que o escoamento de água seja normal.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou a Central de Atendimento Único (CAU), no 156. E para receber os alertas da Defesa Civil por SMS, os moradores de Volta Redonda devem se cadastrar, enviando um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de onde mora.

