VALENÇA
A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu hoje, dia 12 de março, uma celebração especial no Centro de Referência da Terceira Idade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento reuniu mais de 150 participantes e destacou a importância das mulheres na sociedade, especialmente na comunidade valenciana.
A coordenadora do Centro, professora Juliane Silva, que atua há mais de duas décadas na instituição, ressaltou o compromisso com a qualidade de vida dos idosos. “Aqui, oferecemos atividades que visam o fortalecimento muscular, melhoria da circulação e saúde cardiorrespiratória. Além disso, temos projetos de reabilitação pós-trauma, atendendo casos de AVC e outros, sempre com resultados positivos”, afirmou. Ela também enfatizou a importância do bem-estar mental.
O Centro de Referência da Terceira Idade oferece diversos serviços à comunidade, incluindo atividades físicas adaptadas, projetos de reabilitação e suporte psicossocial. Para participar, os interessados devem apresentar atestado médico, duas fotos 3×4, cartão do SUS e documentos de identidade.
O evento contou ainda com a presença do professor e vereador Bernardo Machado, que apresentou dados relevantes sobre a participação das mulheres nas atividades do Centro.
“Atualmente, mais de 80% dos frequentadores do Centro de Referência da Terceira Idade são mulheres. Isso mostra a importância de políticas públicas voltadas para esse público, garantindo um envelhecimento ativo e saudável. Além disso, pesquisas apontam que a prática regular de atividades físicas reduz em até 40% o risco de desenvolvimento de doenças crônicas em idosos, reforçando a necessidade de ampliação dos serviços oferecidos pelo Centro”, destacou Bernardo.
O vereador também ressaltou a diversidade de serviços prestados pelo Centro, que incluem aferição de pressão, a Academia da Terceira Idade e os aulões conduzidos pelos professores Vicente, Rodrigo e Juliane. Além disso, há núcleos espalhados pelos bairros da cidade, sessões de massoterapia e a Academia de Reabilitação, que atende idosos com necessidades específicas. “Somente no mês de fevereiro, foram realizados aproximadamente 4 mil atendimentos, e já temos mais de 350 idosos inscritos no Centro em 2025. Nossa meta é cadastrar 100% até junho, garantindo que todos tenham acesso às atividades e ampliando ainda mais essa rede de atendimento nos bairros de Valença”, destacou Bernardo.