RESENDE
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Resende, registrou que quase 15 mil cães e gatos foram atendidos através de dois castramóveis.
O balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que, desde 2020, um dos castramóveis realizou quase 3.600 procedimentos em cães e mais de 3.300 gatos. Já o outro veículo atendeu mais de 3.600 cães e cerca de 2.800 felinos de todas as localidades do município.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os containers percorrem diferentes localidades das zonas rural e urbana e chegam a pontos como: os distritos da Vargem Grande e Engenheiro Passos; região das Barras; Surubi Velho; Parque Minas Gerais, incluindo o atendimento aos animais dos condomínios Gardênia e Tulipa; Parque Tobogã, Campos Elíseos, Serrinha e Itapuca.
Para o diretor do Hospital Municipal Veterinário, Felipe Quinane, os castramóveis são aliados importantes para cuidar da saúde animal e facilitar ainda mais a vida dos tutores. “É um serviço eficiente que previne zoonoses e crias indesejadas, atribuindo mais qualidade de vida aos animais. Temos profissionais gabaritados, que cuidam com muito carinho dos bichinhos que chegam até nós”, disse Felipe. Ele ressaltou que o município dispõe do trabalho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os castramóveis e o Hospital Público Veterinário, além de uma Farmácia Pública Veterinária. “Estes equipamentos são fundamentais para tornar o município uma referência no cuidado com os animais”, destacou o diretor.
Neste mês, os castramóveis da Prefeitura de Resende estão com atividades suspensas para manutenção preventiva dos veículos. As atividades serão retomadas em janeiro de 2025. O Centro de Controle de Zoonoses, no entanto, segue fazendo as cirurgias de castração.
Como se habilitar para castrar animal
Para cadastrar seu cão ou gato, os tutores dos animais devem ser maiores de 18 anos e apresentar um documento de identidade com foto. Além disso, também é necessário um comprovante de residência do bairro em que o veículo está estacionado ou adjacências.
Para que os animais passem pela triagem, é importante que o animal tenha, pelo menos, seis meses de vida e esteja em boas condições de saúde, sem enfermidades. A castração não é permitida para cachorros com canina braquicefálica, condição de cães que têm o focinho achatado ou curto. O serviço também é realizado através do CCZ.