RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promove nesta terça-feira, dia 13, às 19 horas, um evento voltado à reflexão sobre a abolição da escravatura e os desafios da população negra no Brasil. A roda de conversa será realizada no auditório da Universidade Estácio de Sá, no bairro Jardim Brasília, e é aberta ao público.
Intitulado “13 de maio: Abolição da Escravatura, e o dia seguinte?”, o encontro marca a passagem dos 136 anos da assinatura da Lei Áurea, sancionada em 1888, e propõe um debate sobre os efeitos históricos e sociais da abolição inacabada. A proposta é reforçar a importância da luta por igualdade racial e direitos humanos no país.
A secretária Jacqueline Primo destacou a importância da data. “O debate chama atenção para as conquistas e, principalmente, para os desafios que ainda persistem no combate ao racismo estrutural. É uma oportunidade para refletirmos, como sociedade, sobre o passado e o presente das relações raciais no Brasil”, afirmou.
A mediação do debate será feita por Luís Cláudio Hermógenes, coordenador municipal de Promoção à Igualdade Racial. A mesa contará com a presença de Sônia Freitas, ativista do movimento negro; Marlene da Silva, advogada e membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Resende; e Thaís Motta do Nascimento, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá.