RESENDE
Uma série de ações em alusão à Campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio, é realizada no município pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades seguem até o dia 30 e incluem palestras, rodas de conversa, exposições e eventos esportivos e culturais.
As ações internas começaram no dia 9 com uma roda de conversa em parceria com a ArcelorMittal. No dia 24, será promovido um encontro na UERJ, seguido de mais uma roda de conversa na Santa Casa, no bairro Lavapés, no dia 25. A programação interna será concluída no dia 30, no Colégio Estadual Oliveira Botelho, no bairro Manejo.
Já as atividades abertas ao público começam no dia 22, com uma exposição no Porão das Artes. No dia 23, será realizado o Fórum de Saúde Mental. No dia 24, o projeto Música no Parque terá uma edição especial a partir das 9h30, no Eco Parque, no bairro Morada da Colina. No dia 25, acontece um torneio de tênis de mesa no Parque Tobogã, das 9h ao meio-dia.
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Graciosa, destacou a importância da iniciativa. “Sabemos da relevância do Setembro Amarelo, que traz à tona um tema delicado, mas essencial. O município dispõe de serviços públicos e equipes multidisciplinares que seguem buscando formas de ajudar e de combater o suicídio. A conscientização é fundamental para que possamos apoiar pessoas em sofrimento”, disse Graciosa.