RESENDE
Em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha que visa orientar e conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Resende, em parceria com a Santa Casa, realiza nesta sexta-feira, dia 20, uma sério de atividades no município. As ações serão realizadas no teatro do Colégio Salesiano, no bairro Jardim Jalisco, das 14 horas às 18h30min. A entrada será por 1kg de alimento não perecível, que será doado para a ONG Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC) no município.
O tema do evento, segundo a organização, é “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro” em alusão ao constante alerta que deve ser feito sobre a saúde das mulheres e a prevenção de doenças que, quanto mais cedo diagnosticadas, melhores serão as possibilidades e oportunidades de tratamento. “Sugerimos que as mulheres compareçam de blusa rosa, para combinar com o tema da campanha. Estão todas convidadas a fazer parte desta importante mobilização em prol da valorização da saúde feminina, antes de mais nada. Será um evento agradável, convidativo, com minha informação e esclarecimentos. Tudo organizado com muito carinho e preocupação para difundirmos o autocuidado e a atenção com diagnósticos”, disse o diretor da Santa Casa, Kaio Márcio Paiva.
Durante o evento, uma mulher que passou pela cirurgia de reconstrução da mama vai receber uma reconstrução areolar, em um setor da Santa Casa. A dermopigmentadora e paramédica, Nayane Franciele de Oliveira estará mobilizada para realizar o procedimento, que camufla cicatrizes, torna a reconstrução mais harmoniosa esteticamente e causa impacto na autoestima da mulher.
O secretário de Saúde, Jayme Neto, disse que a saúde pública do município é empenhada na prevenção e aproveitamos a mobilização pela campanha do ‘Outubro Rosa’ para seguir nas ações. “Em nossa rede, não temos filas de espera pelo exame de mamografia, que são realizados sem muito tempo de espera. Em alguns casos, o exame ocorre em menos de uma semana após o pedido. Unindo a prevenção através da conscientização com uma rede de saúde preparada para atender as mulheres, temos um cenário muito positivo”, disse Jayme Neto.
PROGRAMAÇÃO
A abertura do evento acontece às 14 horas, com a enfermeira Oncológica, Carol Azevedo e paramédica, Mayana Nolasco. Já às 14h30min, palestra sobre “Rastreio e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero”, com a médica Letícia Quinane. Às 15h10min, palestra do médico Guilherme Menezes, sobre o “Rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama”.
A última palestra do evento está marcada para às 16 horas, com a consultora de imagem Cris Azevedo, sobre: “Imagem x auto estima: Como sua relação com o espelho pode te auxiliar?”. Já às16h30min, show da cantora Duda Paiva e às 17 horas o evento terá uma solenidade seguida de homenagens e brindes. O encerramento acontece às 18 horas.
Durante todo o evento, haverá visitação e exposição de produtos e food trucks.
CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres em todo o mundo, sendo estimados mais de 66 mil casos novos da doença em 2021 no Brasil. Também é a doença que ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre mulheres no país. As maiores taxas de incidência e mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste.
A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, quando vários estados se juntaram para fazer ações de conscientização sobre a doença. O laço rosa foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o símbolo aos participantes da Corrida pela Cura, em Nova York, na década de 1990. Após o acontecido, outras entidades aderiram ao laço rosa.
Os principais sintomas do câncer de mama são caroço, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Pequenos nódulos no pescoço ou região abaixo das axilas também podem aparecer.