RESENDE
A Prefeitura de Resende está presente na 11ª edição da Feira do Livro de Resende (FLIR), que acontece até dia 8, no Parque de Exposições. As secretarias municipais de Educação, Saúde e Cultura participam do evento, oferecendo experiências diversificadas e gratuitas à população.
Com um estande interativo funcionando das 9 às 21 horas, a Secretaria de Educação do município promove oficinas e atividades voltadas ao público infantil. Entre os destaques estão jogos educativos, experiências com tablets, notebooks e kits Lego com peças grandes. Haverá também distribuição de mudas e a oficina “Feijão no Copinho”, com mil unidades disponíveis. A equipe Little Fish Lego, formada por alunos da rede municipal, também participa da programação, além da iniciativa Rompendo o Silêncio. Já na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde participa com um estande do Hospital Municipal de Emergência, oferecendo serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, testes de glicose e orientações sobre cuidados com a saúde. Os atendimentos ocorrem nos dias 6, 7 e 8, em horários variados.

Serviços de saúde gratuitos são oferecidos durante a Feira do Livro – Divulgação PMR
A Secretaria de Cultura contribui com ações da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio, da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna e do Arquivo Histórico de Resende. A programação inclui o Encontro com o Autor, que acontece diariamente no estande da Biblioteca, além de uma exposição com 16 painéis em homenagem ao patrono da FLIR 2025, Altamiro Pimento. Nesta sexta-feira, dia 6, os alunos da Escola das Artes farão uma apresentação especial no Palco Cultural, às 11 horas.
Para o prefeito Tande Vieira, a presença da gestão municipal no evento fortalece o vínculo entre poder público e comunidade. “São atividades dos mais variados segmentos, para que a população possa participar ativamente das ações públicas administrativas”, afirmou Tande.
Casa Claudionor Rosa homenageia Lobato e Andersen
A Casa Claudionor Rosa também está participando da Feira do Livro de Resende (FLIR). Com o tema “literatura e memória cultural”, o Ponto de Cultura e Memória Claudionor Rosa destaca duas referências da literatura infantil: o brasileiro Monteiro Lobato e o dinamarquês Hans Christian Andersen.
No espaço, o público encontrará uma exposição de obras dos dois autores, além da exibição de filmes inspirados em clássicos como “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo” e o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Sessões de contação de histórias, voltadas ao público infantil e juvenil também estão programadas.
Segundo o presidente da instituição, Luciano Rosa, o objetivo é criar uma experiência imersiva. “Queremos que o público viva uma experiência diferente e marcante com a literatura e a cultura popular. Nosso objetivo é unir educação, entretenimento e identidade cultural em um só lugar, para que todos saiam inspirados”, afirma.
Além da literatura, o stand vai oferecer uma viagem no tempo por meio de artefatos históricos e culturais de Resende. Entre os destaques está a exposição comemorativa dos 120 anos da Ponte Velha e um resgate da memória de Sant’Anna dos Tocos- antigo vilarejo submerso pelo Rio Paraíba do Sul na década de 1960.