RESENDE
A Prefeitura de Resende iniciou, nesta semana, a implantação da rede de telefonia digital. O processo teve início nesta terça-feira, dia 5, no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, que hospeda aproximadamente 40 ramais. Uma vez concluído, o sistema de linhas telefônicas digitais abrangerá toda a rede pública municipal, resultando na redução de R$67.036,80 por ano aos cofres públicos.
Com os problemas enfrentados com a empresa prestadora de serviços e desafios com uma infraestrutura analógica obsoleta, a gestão municipal licitou uma nova empresa para oferecer serviços modernizados e eficientes, capaz de suprir as demandas da cidade. Os serviços públicos contam, atualmente, com 480 linhas telefônicas para atender às unidades públicas, sendo todas as secretarias, áreas da saúde e prédios públicos no pátio da administração. Optando pelo modelo digital, a administração municipal implementou a telefonia em nuvem, com linhas que possibilitem ligações ilimitadas de curta e longa distância entre os ramais sem custo adicional. O projeto inclui a instalação de ramais e linhas 100% digitais, oferecendo segurança de criptografia, dados e sobrevivência, na qual a prefeitura depende somente da estrutura de conectividade interna para funcionar. Essa tecnologia proporciona um gerenciamento mais eficiente da estrutura de telefonia, que é a mesma utilizada para internet.
Além de toda a modernidade e qualidade, visando aumentar a mobilidade, também serão instalados aparelhos sem cabos para os departamentos que necessitam de mais agilidade na comunicação. “A modernização do sistema de telefonia da Prefeitura de Resende proporciona não somente uma comunicação mais eficiente com a população. Com esta implementação, conseguimos reduzir os gastos mensais aos cofres públicos e ainda vamos ofertar um atendimento com mais qualidade”, informou o superintendente Municipal de Tecnologia da Informação, Márcio de Souza Silvestre.
RESENDE INTELIGENTE
A implementação do telefone digital faz parte do projeto “Resende Inteligente”, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, com o objetivo de modernizar Resende, promovendo acesso democrático às novas tecnologias. Dentre os projetos, estão a instalação de 20km de fibra óptica, conectando 65 espaços públicos; criação de Central de Serviços de TI; Datacenter virtualizado; provedor de internet pública; Fábrica de Software; Wi-Fi corporativo; controle de frotas por GPS; sistema único de administração financeira; gestão de cemitério; controle de vagas em creches; ambientes virtuais de aprendizagem; plataforma educacional; Wi-Fi em hospitais e informatização de unidades de saúde. “Sabemos que o mundo caminha por uma rota cada vez mais tecnológica. Por isso, precisamos acompanhar os desenvolvimentos em tecnologia para que as nossas demandas também sejam atendidas, visando otimizar o trabalho do servidor e melhorar cada vez mais o atendimento à população. Melhor ainda quando conseguimos unir tudo isso e ainda reduzir os custos aos cofres públicos”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.