RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem ampliando a cobertura do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Nesta sexta-feira, dia 18, será imunizada contra o novo coronavírus a população geral a partir de 50 anos de idade, que reside fora da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), ou seja, os postos de saúde do município. As pessoas desta faixa etária vão receber a primeira dose da vacina entre 9h e 13h, pelo sistema drive-thru na Área de Exposições da cidade.
Este público-alvo realizou o cadastro, exclusivamente, no site institucional da Prefeitura de Resende (www.resende.rj.gov.br). Depois, a Secretaria Municipal de Saúde fez o agendamento para os cadastrados comparecerem ao grande polo de imunização na Área de Exposições. Quem teve o agendamento confirmado, deve se dirigir ao drive-thru desta sexta-feira, munido de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. O formulário para o cadastro de vacinação contra o novo coronavírus está disponível na página inicial do site institucional, basta acessar o link (https://docs.google.com/
O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, reforçou que o município vem avançando no combate à doença com a campanha de vacinação, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
“Resende segue dedicada neste processo de imunização contra a Covid-19, conforme a chegada das doses de vacina, que são distribuídas pelo Ministério da Saúde. Chegou a vez de contemplar a população geral acima de 50 anos de idade, que não é coberta pelos postos de saúde e policlínicas, neste circuito de drive-thru. Este público-alvo realizou o cadastro no site da Prefeitura e, depois, recebeu a confirmação por ligação telefônica para ganhar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. É sempre importante lembrar que, mesmo após a imunização, todos devem continuar respeitando as medidas de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado”, frisa.
Confira os bairros que não possuem a cobertura da ESF são: Manejo; Vila Julieta; Alvorada; Morada da Colina; Mirante das Agulhas; Ipiranga; Jardim Brasília I e II; Tangará; Vila Araújo; Centro; Comercial; Jardim Tropical; Jardim Jalisco I e II; Barbosa Lima; Campos Elíseos; Casa da Lua; Alphaville; Limeira; Monte Castelo; Sertãozinho; Boca do Leão; Terra Livre; Bela Vista; e Nova Liberdade. Estas pessoas serão vacinadas pelo sistema drive-thru, após confirmação do cadastro e agendamento (data e horário) para comparecimento à Área de Exposições da cidade.
O governo municipal ainda informa que a resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo Ministério da Saúde. É importante salientar que as pessoas com menos de 50 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente.
PANORAMA DOS POSTOS
O secretário de Saúde, Tande Vieira, explicou como vem acontecendo a vacinação de pessoas com mais de 50 anos nos postos de saúde e policlínicas. “As pessoas com mais de 50 anos classificadas como população geral, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Após divulgação da sua faixa etária e contato do agente comunitário de saúde, basta se dirigir ao posto de saúde entre 8h e meio-dia, conforme as datas do calendário. Nesta quarta, dia 16, será a vez das pessoas com 54 e 53 anos de idade nos postos e nas policlínicas; na quinta, dia 17, a população geral com 52 e 51 anos; e na sexta, dia 18, pessoas com 50 anos de idade ou mais, incluindo quem não conseguiu comparecer antes”, relembra.