RESENDE
Nesta sexta-feira, dia 14, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurou mais uma unidade do Laboratório de Iniciação Científica Intramuros no Colégio Getúlio Vargas. Este importante projeto visa incentivar a pesquisa científica entre crianças do ensino fundamental, atendendo alunos de oito a 12 anos.
De acordo com a secretária de Educação do município, Rosa Fresh, os novos laboratórios são essenciais para a imersão dos alunos no campo científico e para o aprofundamento em disciplinas que podem influenciar suas carreiras acadêmicas e profissionais. “A Faetec tem um papel fundamental no fortalecimento da educação municipal e no desenvolvimento de estudantes e profissionais. Com mais um laboratório inaugurado, mais alunos poderão desfrutar de equipamentos e estruturas qualificadas. É um momento de imersão e descobertas. Esperamos que nossas crianças e jovens aproveitem ao máximo e ressaltamos a importância da parceria com a Faetec”, destacou a secretária.

Crianças do ensino fundamental agora têm acesso a pesquisa científica com a inauguração do laboratório – Divulgação PMR
A administração da Faetec de Resende informou que os laboratórios têm capacidade para atender até 35 crianças por vez e estão equipados com materiais necessários para disciplinas como química, física e biologia. “Estamos trabalhando para incentivar o interesse pela pesquisa científica em nossos jovens, especialmente nas meninas. Aproveitando a celebração do Dia Nacional das Mulheres e Meninas na Ciência, nossa proposta é fomentar este segmento, aproximando os estudantes da rede de Ensino Superior”, afirmou Alexandre Valle, presidente da Faetec.
A segunda unidade do laboratório funcionará na Escola Municipal Getúlio Vargas, no Conjunto Habitacional Cidade Alegria. A previsão é que cada município do estado receba duas unidades dos laboratórios já preparadas para iniciar atividades. Os professores passarão por treinamento específico para explorar todos os recursos oferecidos pelos laboratórios com máxima eficiência. Este é o segundo Intramuros inaugurado em Resende, com o objetivo de impactar positivamente a vida de toda a população.