RESENDE
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacina contra a gripe não evita o coronavírus, mas protege os grupos de risco contra a Influenza e evita internações nos hospitais.
De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Vieira, a recomendação é manter a caderneta de vacinação em dia para se proteger contra as outras doenças neste período de quarentena, bem como seguir sempre as orientações de isolamento social e higienização, como lavar as mãos. Ele destacou que a secretaria decidiu realizar o calendário diferente do Ministério da Saúde a fim de evitar a aglomeração nas unidades de saúde. “Nosso calendário de vacinação é diferente do Ministério da Saúde, pois queremos fazer de forma que não tenha aglomeração de pessoas nos postos e assim evitar o risco de disseminação da Covid-19. Caso abrirmos para todos, conforme o calendário nacional corremos o risco da população se deslocar em momento de isolamento social e não ter vacina”, ressaltou.
A primeira etapa de vacinação aconteceu até o último dia 17 e tinha como público-alvo, os idosos e também vacinou grávidas e profissionais da saúde. O governo municipal imunizou os idosos em suas casas, utilizando os ônibus e carros da frota municipal, além de um posto móvel, em sistema de drive-thru.
A segunda etapa está prevista para os dias 22 a 24 de abril e irá imunizar os motoristas de ônibus, caminhoneiros e integrantes das forças de segurança. As equipes de saúde estão planejando formas para que não tenha aglomeração nas unidades de saúde junto com as vacinas de rotina que estão sendo aplicadas nas crianças. Por exemplo, a previsão é que os integrantes das forças seguranças deverão ser imunizados dentro dos batalhões.
Próxima etapas
Outra etapa, de 27 a 30 de abril, serão imunizadas as crianças de seis meses a cinco anos. Em seguida, o público-alvo será adultos com comorbidade, professores e crianças, no período de 4 a 8 de maio. O ‘Dia D’ será no dia 9 de maio, para todos os grupos. Entre os dias 11 e 15 de maio serão vacinados adultos com idade entre 55 e 59 anos, puérperas e deficientes físicos. Evitando sempre a aglomeração de pessoas nos postos de saúde.
O governo municipal reforça que a última semana da campanha serão vacinados todos os grupos contemplados pela vacina.
Além disso, as grávidas podem ser imunizadas durante toda a campanha, até o dia 22 de maio.
Vacinas de rotina
A Secretaria de Saúde reforça que mães e responsáveis levem as crianças que estão com vacinas atrasadas à unidade de saúde mais próxima de sua residência. A atualização da caderneta é importante para prevenir doenças.
Algumas vacinas podem não estar sendo aplicadas no momento, porém serão feitos agendamentos para procurar a unidade. Evitando assim, a aglomeração de pessoas na rua no momento de isolamento social.
1 Comentário
Bom dia, minha mãe tem 71 anos moradora de Visconde de Mauá e vai no posto tentar vacinar e a única resposta é que não tem vacina e ainda vai chegar. Lamentável