Durante o final de semana circulou nas redes sociais a informação de que a Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial de Resende (Exapicor) deste ano, que faz parte das comemorações dos 216 anos da cidade, no dia 29 de setembro, seria cancelada. O evento é o principal da cidade e muito aguardado pela população e pessoas de outros municípios atraídos, principalmente, pelos shows.
Os boatos davam conta de que “os secretários municipais estariam elaborando uma justificativa para o cancelamento do evento”. Para dar mais veracidade à informação, até mesmo uma postagem utilizando as cores adotadas pelo governo do prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD) para divulgação de seu material de comunicação, inclusive com o brasão do município, passou a circular nas redes. Com o título “Comunicado Urgente”, a postagem dizia: “A Prefeitura de Resende informa, oficialmente, que a 50ª edição da tradicional Exapicor será cancelada por falta de orçamento. Devido à baixa arrecadação, o Executivo Municipal optou pela não realização do evento”.
Boato ou não, a postagem abriu uma discussão nas redes. Uns, opinando favoravelmente a não realização do evento, tendo como argumento o momento econômico do país e do município. Já outros, teceram críticas ao suposto cancelamento da tradicional festa, já que acreditam que é uma vitrine para o município por divulgar a cidade e fomentar a economia.
A equipe de reportagem do A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que no final da tarde desmentiu os boatos que circulam na internet dizendo que “A Prefeitura de Resende, através da Superintendência de Eventos e Integração, informa que o Executivo está mobilizado para realização da Exapicor, que neste ano chega em sua 50ª edição. A administração municipal lamenta que algumas pessoas se aproveitem deste momento de crise para lançar boatos de que essa tradicional festa não seria realizada. A Prefeitura reforça que toda divulgação da programação, bem como informações do evento, serão publicadas nos canais de comunicação oficiais da instituição”, encerrou a nota.