RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aumentou a disponibilidade de escolas em tempo integral na rede municipal de ensino. A partir de fevereiro, sete novas unidades passarão a oferecer a modalidade a estudantes do Ensino Fundamental I e II. São elas: Escolas Municipais Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra III; Maria de Assis Barboza, no bairro Cabral; Coronel Arthur Baptista Filho, no Parque Minas Gerais; Esther Politi, na Fazenda da Barra I; Francisco Tavares Resende, na Fazenda Sertãozinho, na zona rural da cidade; Francisco Quirino Diniz, no distrito de Visconde de Mauá; e Luiz Pistarini, no distrito de Bulhões.

Segundo Rosa Frech a educação integral possibilita ao aluno o desenvolvimento de suas potencialidades humanas e sociais – Divulgação PMR
Com a ampliação, a rede municipal de ensino passa a contar com 44 unidades em tempo integral, sendo 26 creches e 18 escolas de Ensino Fundamental I e II, tanto na zona urbana quanto rural. Em 2024, a modalidade atendia cerca de 3.840 alunos. Esse número deve aumentar para mais de cinco mil estudantes a partir de fevereiro deste ano.
A Escola em Tempo Integral é um programa do Governo Federal cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento dos alunos em atividades extracurriculares. O tempo integral compreende, no mínimo, sete horas de permanência nas escolas. Segundo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além das aulas regulares, são oferecidas oficinas de recomposição de aprendizagem em português e matemática, robótica, informática, esporte, cultura, línguas, empreendedorismo e sustentabilidade.
A secretária de Educação do município, Rosa Frech, afirmou que a educação integral possibilita ao aluno o desenvolvimento de suas potencialidades humanas e sociais. “A convivência, o espírito de colaboração e a vivência inclusiva são essenciais para a formação das crianças e adolescentes. Além disso, o ensino integral se torna uma ferramenta que transforma a escola em um espaço sadio para a criação de laços entre professores, alunos e a comunidade escolar. Estamos muito felizes com a ampliação da modalidade, porque isso reforça o compromisso de Resende em oferecer uma educação pública de qualidade para todos”, disse a secretária.
Vale destacar que as aulas da rede municipal de ensino retornaram na quarta-feira, dia 5.