RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz assinou na terça-feira, dia 13, um termo de adesão para emissão automatizada de alvarás municipais. A medida trará mais facilidade e praticidade ao ambiente de negócios em Resende. A assinatura aconteceu na presença do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, e do presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de janeiro (Jucerja), Vitor Hugo Feitosa Gonçalves.
Segundo Balieiro, a novidade terá impacto na geração de empregos e na formalização do trabalho para quem reside no município e também, assim como é um atrativo para a chegada de novos empreendedores. “Esta é uma medida muito importante para melhorar o ambiente de negócios, através de uma desburocratização de processos e obrigações e garantindo o livre exercício da atividade econômica para milhares de empreendedores. É um processo no qual a gestão municipal vem se dedicando para melhorar ainda mais as circunstâncias para quem quer exercer suas atividades legalmente”, explica.
O principal diferencial da automatização, de acordo com o secretário Tiago Diniz, é que a emissão do documento poderá ser feita em até 2 horas para as atividades de baixo risco, já computados neste prazo a resposta de viabilidade do nome empresarial, locacional e a constituição da empresa. Após este prazo, o empreendedor terá até 30 dias para pagar a taxa. Entre as atividades consideradas de baixo risco, que terão ainda mais facilidade ao solicitar a emissão de alvará, estão: o comércio varejista de roupas e acessórios; comércios em geral que não envolvam alimentos e perfumaria; empresas de marketing direto e comércio de material de construção em geral; entre outros. Entre as mudanças que afetam positivamente a entrada de novos empreendedores, a Prefeitura passa a reconhecer o CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual) como alvará, para tais atividades de baixo risco.
DESBUROCRATIZAÇÃO
Em 2018, a Prefeitura de Resende emitiu o primeiro alvará de forma on-line. A medida só foi possível graças ao uso da tecnologia e à parceria entre diversos órgãos. Com isso, os empreendedores passaram a iniciar o processo de emissão ainda em casa, anexando toda a documentação e preenchendo o formulário on-line. A modernidade, imposta por determinação do prefeito Diogo Balieiro Diniz, de facilitar a vida dos empreendedores locais, ajudou a criar novas alternativas de emprego e renda no município.