PORTO REAL
A Prefeitura de Porto Real, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando neste mês obras de manutenção preventiva nas escolas da rede municipal de ensino, visando o início do ano letivo de 2025. O objetivo das obras é revisar a infraestrutura das escolas e creches para melhor atender estudantes e profissionais de ensino a partir de fevereiro.
Em uma ação conjunta com as Secretarias de Educação, Cultura e Turismo e a de Obras e Serviços Públicos, a administração municipal iniciou a manutenção preventiva nas unidades públicas municipais de ensino. Segundo a Secretaria de Educação, Porto Real possui atualmente 12 unidades de ensino, incluindo creches e escolas, que atendem desde o maternal até o Ensino Fundamental II. As manutenções iniciaram pelas creches Professora Cacilda Verri Marassi, no bairro Jardim Real; Waldir Roberto da Conceição, no bairro Village; Enrico Secchi, no Jardim das Acácias; e Centro de Educação Infantil (CEI) Maria De Lourdes Ferreira, no bairro Freitas Soares.
Os serviços realizados incluem a revisão das redes elétrica e pluvial, pintura, manutenção de portas e janelas, e banheiros, entre outras ações. “O objetivo é que todas as unidades sejam atendidas antes do início do ano letivo, previsto para a segunda semana de fevereiro”, informou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
O prefeito Alexandre Serfiotis acompanhou o andamento das obras em uma das unidades de ensino. “Preparar as unidades antes do início do ano letivo é garantir que a comunidade escolar seja acolhida e, principalmente, que os alunos tenham o melhor ambiente para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. São ações que mostram o nosso comprometimento e parte desde o planejamento para as reformas durante o recesso escolar”, ressalta o Alexandre Serfiotis.
A subsecretária de Educação do município, Giovana Oliveira, relembra que a gestão do prefeito Alexandre Serfiotis recuperou a Educação Municipal nos últimos quatro anos. “Em 2024, fomos destaque no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) 2023, com 1º lugar no Sul Fluminense e em 7º em todo o Estado do Rio de Janeiro. Além disso, fomos condecorados com o ‘Selo Ouro no Compromisso com a Alfabetização’ pelo Ministério da Educação (MEC)”, complementou Giovana.
N.º DE LINHAS: 37