Prefeitura de Porto Real realiza mais de 350 castrações de cães e gatos em seis meses

Cirurgias ocorrem no Cirac e beneficiam animais com e sem tutores; não há fila de espera

Por Cyntia Freitas
39.cf.res.cidades.prefeitura de porto real.1.prefeitura.divulgaÇÃopmpr

PORTO REAL
Visando a promoção da saúde animal no município, a Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, está realizando a esterilização de cães e gatos. Nos últimos seis meses, o Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (Cirac), localizado no distrito Bulhões, realizou 364 castrações de cães e gatos. Os atendimentos beneficiaram tanto animais com tutores quanto os resgatados em situação de abandono.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, a médica veterinária Cássia Pitasse, a iniciativa visa controlar a população de animais no município e também promover benefícios diretos à saúde dos pets. “A castração não apenas impede a reprodução, mas também apresenta benefícios significativos, como a redução do risco de câncer de mama, próstata e outros tumores relacionados ao sistema reprodutivo. Também contribui para a redução de comportamentos indesejados, aumento da expectativa de vida e prevenção de doenças reprodutivas em cães e gatos, além de diminuir o número de animais abandonados”, explicou Cássia.

Para que o procedimento possa ser realizado, o animal deve ter no mínimo seis meses, estar em jejum absoluto (de água e comida) por um período de 12 horas antes da cirurgia e, preferencialmente, estar com banho tomado no dia anterior. Ainda segundo a Vigilância Sanitária, não são feitas castrações em fêmeas que estejam no cio, gestantes ou em período de amamentação. Todos os animais passam por uma avaliação clínica com o médico veterinário do Cirac, e caso alguma condição de saúde contraindique a cirurgia, ela é adiada.

Cadastramento

A boa notícia é que, atualmente, não há filas de espera para a realização das castrações no município. Os interessados em ter seus pets atendidos devem comparecer à sede administrativa da Vigilância Sanitária, situada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É necessário apresentar cópias de documentos pessoais (identidade ou CNH) e comprovante de residência.

Após o cadastramento, os tutores recebem todas as informações e orientações necessárias para os cuidados pré e pós-operatórios, garantindo o bem-estar dos animais durante todo o processo.

A Secretaria de Saúde está localizada à Avenida Fernando Bernardelli, nº 1219, no Centro de Porto Real. O serviço é oferecido gratuitamente e faz parte das políticas públicas de saúde e proteção animal desenvolvidas pela atual gestão municipal.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos