PIRAÍ
O vice-prefeito, Chiquinho Perota, os secretários municipais, representantes de diversos setores da Prefeitura e a Defesa Civil se reuniram na segunda-feira, 12, às 16 horas, na sala de reuniões da Prefeitura, para discutir o plano estratégico em caso de emergências e desastres naturais. Durante a reunião foi definida uma vistoria imediata, no decorrer desta semana, com a finalidade de diagnosticar as áreas críticas em caso de desastres, para que sejam definidas estratégias específicas de atuação para cada caso. O último levantamento de dados foi realizado em 2011.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, arquiteto José Henrique Carvalho Ferreira, de acordo com o ultimo levantamento, o município possui 105 pontos de risco para deslizamentos ou alagamentos, distribuídos em todo o território do município. “Várias situações de risco já foram solucionadas com a construção de muros de proteção em algumas localidades, mas outros locais que podem apresentar risco de desmoronamento podem ter surgido devido a ocupação irregular”, explicou.
O vice-prefeito explicou que em virtude do grande volume de chuvas previstas para o período do verão além de atualizar as informações sobre as áreas de risco, é necessário rever os métodos de ação, equipamentos necessários disponíveis no município e setores responsáveis para uma resposta rápida e eficiente em caso de emergências provocadas por deslizamentos e enchentes. “Precisamos estar preparados para que possamos garantir a segurança e o bem estar da população”, destacou.
Um levantamento geral de todos os equipamentos, viaturas, materiais disponíveis e pessoal alocado para o pronto atendimento em caso de emergência serão realizados por cada secretaria com a finalidade preparar uma resposta mais eficiente caso seja necessário.