PINHEIRAL
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Pinheiral, através da Coordenadoria da Mulher, tem retomado as atividades de acolhimento com Arteterapia e o trabalho com as mulheres na prevenção à saúde. Entre estas atividades está o grupo de Arteterapia, que é uma prática terapêutica que busca o autoconhecimento e o tratamento de condições mentais e emocionais por meio da arte.
De acordo com informações fornecidas pela secretaria, apesar de ter relação, a Arteterapia não é considerada uma abordagem da psicologia, e pode ser praticada por pessoas que não são psicólogas. Nela são usadas diversas formas de expressão artísticas, com destaque para artes plásticas como pinturas, desenhos, esculturas, modelagem, tecelagem etc. Também são utilizados outros tipos de arte como a música, a contação de histórias, criação de personagens, entre outras.
É importante lembrar que não precisa ter talento ou domínio das técnicas para fazer a Arteterapia, tendo em vista que seu foco é na expressão simbólica trazida pelas artes, não havendo preocupação com a questão estética. Esta terapia integrativa tem como objetivo possibilitar através da expressão de sentimentos, utilizando materiais de arte.
As inscrições para as atividades estão abertas e podem ser realizadas na sede da SMASDH, de 8h às 17 horas. “Estamos iniciando as aulas de funcional agora e as inscrições já estão abertas, inclusive, para todas as outras atividades que são realizadas no Espaço Mulher, basta procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social. Nosso objetivo é valorizar as mulheres e reforçar a importância dela dentro desses espaços de empoderamento, além da prevenção a saúde,” disse Patrícia Rivello, secretária da pasta.
As atividades desenvolvidas no mês do Outubro Rosa, são:
Grupo de Mulheres – 19 de outubro, terça-feira às 14h
Arteterapia – todas as segundas-feiras, às 9h
Aula de Canto – 05 e 26 de outubro, terça-feira, às 14h
Funcional – todas as sextas-feiras, às 15h30
Oficinas de Artesanato – todas as quintas-feiras, às 9h, no Espaço Mulher, localizado na Rua Bulhões de Carvalho, nº 151, bairro Rolamão (anexo à sede da SMASDH).