Prefeitura de Pinheiral realiza projeto de primeira usina fotovoltaica da cidade

Por Carol Macedo

PINHEIRAL

A Prefeitura de Pinheiral começará a construir a primeira usina fotovoltaica da cidade.  A iniciativa irá tornar as duas maiores escolas municipais (Roberto Silveira e Alzira Vargas) autossuficientes em energia elétrica. O projeto “Poder Público Eficiente” é custeado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Light, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo principal objetivo é reduzir o desperdício de energia, através da substituição de equipamento ineficientes. Além disso, está sendo feita a adequação do nível de iluminamento nas escolas e nos demais prédios públicos.  O investimento será de R$ 791.788,95. A previsão de economia é de 286.67 MWh/ano, gerando uma redução de gastos significativa nos valores de conta de energia do município.

Após o projeto classificado em primeiro lugar na 6ª Chamada Pública de Projetos (CPP) de eficiência energética da Light, onde concorreram projetos de diversos municípios da área de concessão da empresa no Estado do Rio de Janeiro, os prédios públicos, 50 no total, começaram a receber iluminação LED. Para o projeto uma empresa será contratada para realizar o descarte adequado do material substituído e os funcionários públicos municipais receberão treinamento de uso consciente de energia.

De acordo com o Controlador Geral do município, Francisco Lopes, gestor do contrato do projeto pela prefeitura, todos os prédios públicos, exceto a sede da prefeitura que já possui a iluminação LED, receberão a atualização tecnológica da iluminação. “A empresa respeita um cronograma. Iniciaram pelas escolas, pois estão fechadas e será mais rápido. Além da substituição, em alguns casos vamos aumentar o número de lâmpadas para adequar a iluminação do ambiente de trabalho”, informou.

Ainda de acordo com Lopes, o programa contemplará o município com a construção de uma usina fotovoltaica em solo – um sistema de energia solar de grande porte projetado para a produção de energia elétrica, responsável por fornecer energia injetada na distribuição da concessionária Light. As obras devem começar em breve. “Será a primeira usina com produção de energia alternativa da prefeitura municipal. A energia gerada será enviada à Light que vai abater na conta de luz das escolas Roberto Silveira e Alzira Vargas”, disse.

Após a finalização do projeto os resultados serão confirmados e medidos conforme procedimento definido pelo Protocolo Internacional de Medição de Verificação (PIMVP). “Será feita a medição e verificação dos resultados que será realizada para comprovar a redução do consumo e o retorno do investimento previsto”, frisou Francisco Lopes.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacou a importância do projeto no despertamento do uso consciente de energia e na economia para os cofres públicos. “Mais uma vez Pinheiral se destaca na chamada de projetos da Light. Desta vez nos classificamos em primeiro lugar dentre os diversos municípios do Estado que participaram do processo. É motivo de muito orgulho e, sobretudo, resultado de um trabalho sério, cujo principal objetivo é despertar o uso consciente e reduzir o desperdício de energia elétrica e gerar economia aos cofres públicos”, relatou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos