ITATIAIA
Visando ampliar a oferta de cursos para a qualificação profissional dos moradores, a Prefeitura de Itatiaia implantará, em breve, a Escola do Trabalhador 4.0. O projeto vai oferecer cursos gratuitos voltados para as áreas de tecnologia e produtividade. Nesta semana, o prefeito Kaio Márcio Rezende de Paiva e o secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Felipe Santos, receberam a visita de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como parte da etapa inicial do projeto. O encontro, que aconteceu no Palácio Cambo Belo, contou com a presença de Ricardo Leite, assessor técnico do MTE, e Eduardo Medeiros, especialista em projetos de qualificação.
Durante a reunião, foi apresentado o modelo da Escola do Trabalhador 4.0, que incluirá cursos em áreas estratégicas como programação, análise de dados e inteligência artificial, utilizando a expertise tecnológica da Microsoft como parceira estratégica.

Prefeito de Itatiaia destaca parceria com Microsoft para capacitação local – Divulgação PMI
Segundo o secretário Felipe Santos, a equipe do MTE visitou as instalações da Secretaria de Trabalho e Renda de Itatiaia para avaliar a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do programa. “A próxima fase será preparar o espaço para a implementação do projeto e abrir as inscrições, possibilitando que nossa população tenha acesso a uma capacitação de qualidade”, afirmou Santos.
O projeto também atenderá aos moradores que enfrentam barreiras digitais, oferecendo cursos presenciais, além da modalidade online. “Essa parceria é uma grande oportunidade para ampliar as possibilidades de emprego e desenvolvimento profissional dos itatiaenses, permitindo que estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho moderno,” completou o secretário.
O prefeito Kaio Márcio destacou o entusiasmo e compromisso da gestão com a qualificação profissional da cidade. “Iniciativas como essa são transformadoras para o futuro de Itatiaia. Vamos garantir novas oportunidades e um futuro mais promissor para nossos cidadãos,” enfatizou o prefeito.
A expectativa é que a Escola do Trabalhador 4.0 comece a funcionar em breve, beneficiando os moradores e fortalecendo a economia local.