ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia intensificou, este ano, os investimentos em infraestrutura urbana e mobilidade por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Ao longo do ano, foram utilizadas cerca de mil toneladas de asfalto na recuperação de vias, além de oito mil metros quadrados de recapeamento em ruas pavimentadas e a recuperação de 231 quilômetros de vias não pavimentadas em diferentes regiões do município.
As ações tiveram como foco melhorar a trafegabilidade, garantir mais conforto aos moradores e reforçar a segurança de motoristas e pedestres. As equipes atuaram em localidades como Vale dos Reis, Country Club, Jardim Manchete, Marechal Jardim, Penedo, Maromba, Maringá, Vales e na travessia que liga a estrada do Parque Nacional do Itatiaia ao bairro Jardim Itatiaia.
No início do ano, a administração municipal realizou uma obra emergencial de contenção na estrada que liga Maringá a Maromba, na altura da Curva do Lápis de Cor. O local apresentava erosão provocada pelas chuvas e risco de rompimento, o que poderia deixar a localidade de Maromba isolada. Após os serviços de estabilização, a área passou a contar também com a “Praça do Amor”, que sediou eventos como a celebração do Dia dos Namorados e se consolidou como novo ponto turístico e de convivência.

Recuperação de pontes garantiu mais segurança e mobilidade à população – ivulgação PMI
O bairro Country Club recebeu obras de pavimentação e implantação de rede de drenagem em uma de suas principais vias, solucionando antigos problemas de alagamentos. Já a Operação Tapa-Buraco atendeu diversos bairros ao longo do ano, incluindo Maringá, Maromba, Vales, Vila Flórida, Centro, Jardim Itatiaia, Penedo, Paraíso Perdido, Vale dos Reis, Campo Alegre, Fazenda Belos Padres, Vila Odete e vias de acesso a empresas como Hyundai, Michelin e Ibrame/Graal, garantindo mais fluidez e segurança no trânsito.
O bairro Nova Conquista também foi contemplado com importantes intervenções. Em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura executou o Programa Limpa Rio Margens na lagoa do bairro, com o uso de máquina anfíbia para limpeza e revitalização da área. Além disso, ruas da parte alta da localidade receberam obras de drenagem, com instalação de manilhas, seguidas de pavimentação, eliminando problemas de poeira e lama em períodos chuvosos.
Durante 2025, o município realizou ainda a manutenção e recuperação de nove pontes, entre elas a Ponte da Gávea, que liga Maringá a Bocaina de Minas, a Ponte do CRI e a ponte de acesso ao bairro Jardim das Rosas, pela Avenida Doutor Rubens Tramujas Mader, em Penedo. As estruturas, que estavam em condições precárias e chegaram a ser interditadas, foram recuperadas e liberadas, garantindo mais segurança aos usuários.
Os bairros Marechal Jardim e Jardim Manchete receberam melhorias aguardadas há anos, como nova pintura e iluminação no túnel que liga as duas localidades. Também foram executados serviços de capina, roçada, limpeza de bueiros, colocação de escórias, operação tapa-buracos e implantação de novos pontos de iluminação pública.
Outro destaque do ano foi o reforço na sinalização viária. A Prefeitura realizou serviços de sinalização horizontal e vertical, com pintura de faixas, instalação de placas e quebra-molas. Ao todo, 422 placas de sinalização foram instaladas em diferentes bairros, com trabalhos realizados, em sua maioria, no período noturno e de madrugada para minimizar impactos no tráfego.
Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Felipe Carvalho, os investimentos refletem o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população. “2025 foi um ano de muito trabalho e de obras importantes para a infraestrutura e a mobilidade urbana. Sabemos que algumas intervenções causam transtornos temporários, mas todas são pensadas para oferecer mais segurança, conforto e melhores serviços públicos à população”, afirmou.