BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das Secretarias de Relações Institucionais e Governança Corporativa, Assistência Social e Direitos Humanos e Comunicação Social realizou na tarde desta quarta-feira, dia 12, uma reunião com representantes dos grupos sociais Gacci (Grupo de Apoio Contra o Câncer Infantil) e Humanus. O encontro aconteceu na Fazenda da Posse e teve como objetivo alinhar as ações referentes à entrega dos brinquedos que serão arrecadados durante o evento República do Rock Motofriends, no sábado (15).
De acordo com o secretário de Relações Institucionais e Governança Corporativa, Júlio Esteves, a reunião reforça a importância do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade civil. “Essas parcerias são fundamentais para garantir que as ações sociais cheguem a quem mais precisa”, afirmou.
A presidente do Gacci, Eliane Groetaers, explicou que o grupo, que há 20 anos desenvolve um importante trabalho de apoio a crianças com câncer e suas famílias, está em processo de encerramento de suas atividades. Segundo ela, o fechamento se deve à dificuldade em manter o número de voluntários necessário para as ações. Atualmente, o Gacci atende oito crianças e suas famílias. O encerramento do CNPJ está previsto para março de 2026, com a oferta de assistência mantida até julho do mesmo ano.
O diretor do Grupo Humanus, Tony Carvalho, destacou que a entidade pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo Gacci, criando um segmento interno voltado para esse público. “Nosso propósito é acolher as famílias atendidas e seguir com o trabalho social. O lucro da venda dos brinquedos na entrada do evento será destinado à realização do Natal do Gacci e do Grupo Humanus”, explicou.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, ressaltou o papel da parceria nas ações sociais do município. “Como o prefeito Furlani sempre diz, nada acontece se não trabalharmos em parceria. Essa união entre poder público e sociedade civil é essencial para garantir que o legado do Gacci permaneça vivo e que possamos atender mais crianças em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Também participaram do encontro o secretário de Comunicação Social, Diego Raffide, a diretora do Gacci, Mônica Stocco, a representante do Grupo Humanus, Danielle Assis Silva Alvarenga, além das voluntárias Priscila Saraiva e Viviane Matos.