A Secretaria de Saúde iniciou esta semana a reposição do estoque de medicamentos e insumos da Farmácia Municipal e das 40 unidades de saúde de vários bairros da cidade. A informação foi confirmada ontem pela prefeitura, que explicou que todos os medicamentos, que são distribuídos gratuitamente, estavam em falta há meses e compõem a cesta básica da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune).
De acordo com a administração, essa foi a primeira remessa de grande porte comprada pelo prefeito Rodrigo Drable (PMDB). Além dos medicamentos, a Secretaria de Saúde ainda realizou melhorias nos postos de saúde para atender melhor a população de Barra Mansa.
“Dia a dia as coisas vão avançando. As licitações dos medicamentos nos permitiram pagar 30% a menos, comprando produtos de qualidade. Alguns problemas nós estamos levando mais tempo pra resolver por falta de recurso financeiro. Mas faremos as coisas certas, do jeito certo. Temos o compromisso de reconstruir a cidade.”, afirmou o prefeito, que lembrou que dados da Secretaria de Saúde mostram que cerca de 80% dos medicamentos do REMUME foram adquiridos nesta primeira licitação. A lista determina o uso de 197 medicamentos.
Destes, segundo a Secretaria de Saúde, 160 itens estão nesta primeira remessa. Já estão disponíveis medicamentos para diabetes, hipertensão, osteoporose, antibióticos e outros. Materiais de uso diário nas unidades de saúde também foram distribuídos, como luvas, gaze, esparadrapo, soro, entre outros insumos.
“Estamos cumprindo a promessa de campanha do prefeito, de que colocaria as unidades de saúde dentro da normalidade e funcionalidade. Estamos resgatando a dignidade do cidadão barra-mansense. Esse é o compromisso do prefeito Rodrigo Drable”, disse o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, destacando que além dos medicamentos disponíveis, foram feitas reformas e limpeza geral nas unidades de saúde, para melhor atender à população. “Nós da Secretaria de Saúde estamos nos empenhando para realizar tudo que está previsto pelo governo e estamos dando retorno ao que a população tanto esperava”, afirmou.
REMÉDIOS
A gerente de Assistência Farmacêutica, Juliana Boechat, explicou que a remessa conta com remédios contra hipertensão como Carvedilol, Atenolol, Captopril e medicamentos que inibem o colesterol como Sinvastatina, além de antibióticos em geral. Tiras para medição de glicemia e colírios também compõem a lista. “A população agora está resguardada através do atendimento com as medicações. Os medicamentos já estão sendo levados também para os postos de saúde do município”, disse.
COMO ADQUIRIR
Os pacientes que quiserem adquirir a medicação necessária devem comparecer à farmácia, munidos com o cartão e da receita médica do SUS (Sistema Único de Saúde); além de RG/CPF. Pacientes que utilizam medicamentos controlados precisam levar apresentar comprovante de residência para retirarem a medicação. A Farmácia Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16horas ao lado da 90ª DP, no Centro.