BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado, dia 9, a descentralização da vacina contra a Covid-19 e a Influenza. Desta maneira, quem passou pela Praça da Matriz e estava no apto recebeu a dose dos imunizantes.
No total, de acordo com informações da Secretaria, foram aplicadas 300 doses de vacinas. O imunobiológico contra gripe foi disponibilizado para cidadãos a partir dos 40 anos de idade, crianças entre seis meses e quatro anos, gestantes, puérperas e integrantes dos grupos prioritários, de 05 a 59 anos, compostos por: pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores portuários, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Já a vacina contra a Covid-19 foram administradas em pessoas a partir dos cinco anos (D1); segunda dose agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses; a 3ª dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda até o dia 09/03/22; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses; e a 4ª dose: para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham quatro meses após a terceira dose; pessoas acima de 40 anos, quatro meses após a terceira dose; e profissionais da Saúde que tenham quatro meses após a terceira dose.
Vacinação tem prosseguimento na segunda, dia 11
Nesta segunda-feira, dia 11, o município prossegue com a vacinação contra a Coronavírus e a gripe, esta última estará disponível para pessoas maiores de 30 anos, sem comorbidades.
Além disso, a vacinação segue normalmente para idosos, gestantes, puérperas e para os grupos prioritários entre cinco e 59 anos de idade. A aplicação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Em relação às doses contra Covid-19, as pediátricas são destinadas a crianças de cinco a 11 anos de idade ou imunossuprimidas e continuam sendo aplicadas nos seguintes postos de saúde: Amparo (quarta-feira), Clínica da Família (quarta-feira), Floriano (terça-feira), Nove de Abril (quarta-feira), Paraíso de Cima (quarta e quinta-feira), Rialto (terça-feira), Roselândia, Santa Lúcia (terça e sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), São Luiz, Siderlândia (segunda-feira), UBS Centro, UBS Colônia (segundas e quartas-feiras), Vale do Paraíba (quinta-feira), Vila Coringa I (terça-feira), Vila Elmira, Vila Independência (quarta-feira), Vila Maria (quinta-feira) e Vila Principal (sexta-feira).
Jovens e adultos
A vacinação segue também para os jovens e adultos, que devem seguir o cronograma abaixo:
– 1ª Dose: em pessoas a partir de 05 anos;
– 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
– 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda até o dia 11/03/22; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;
– 4ª Dose: para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham quatro meses após a terceira dose; pessoas acima de 40 anos, quatro meses após a terceira dose; e profissionais da Saúde que tenham quatro meses após a terceira dose.
Para a imunização, é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.
As ações acontecem das 9 às 16 horas nos postos de saúde dos bairros e das 9 às 20 horas na Unidade de Saúde do Ano Bom.