Prefeitura de Barra Mansa realiza mais uma etapa da testagem em massa para Covid-19

0

BARRA MANSA

Ontem os moradores da Vila Nova e bairros vizinhos tiveram a oportunidade de realizar o teste rápido para a infecção ou não pela Covid-19. Na iniciativa sistematizada e organizada pela Secretaria de Saúde, foram realizados 413 testes rápidos, sendo 43 positivos e 370 descartados. A ação ocorreu durante todo o período da tarde no Calçadão do bairro. Pela manhã, os moradores em situação de rua do abrigo temporário instalado no Centro de Lazer Feliz da Vida, no Santa Rosa, refizeram os testes.

Desde que foi detectado o primeiro caso da doença em Barra Mansa, no início de março, a prefeitura adotou uma série de medida para controlar a evolução do vírus, como a reestruturação da rede municipal de saúde, a abertura do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, na Região Leste, a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool gel e a testagem em profissionais que mantêm expressivo contato com o público, como médicos, enfermeiros, agentes de saúde, motoristas de táxi e aplicativos e lideranças religiosas.

Ainda nessa semana, de acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, os testes serão realizados em outras comunidades. “Já fizemos a ação na área comercial do bairro Ano Bom e na Praça Ponce de Leon, no Centro. Nossa meta é levar os testes ao máximo de cidadãos que a Secretaria conseguir”, comentou o secretário.

TESTES NO ABRIGO TEMPORÁRIO

A testagem realizada no abrigo temporário incluiu funcionários da unidade e moradores em situação de rua. Dos 35 exames realizados, oito foram positivados.

A coordenadora do Centro Pop, Raquel Ferreira Oliveira, pontuou a importância da ação. “Esta atitude de testar os abrigados e os funcionários que trabalham aqui, mostra o cuidado que as secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos têm com essa população. No abrigo transitam muitas pessoas, muitas saem para trabalhar, novos abrigados chegam e são colocados de quarentena, por isso, é de extrema importância á realização do exame”, pontuou Raquel.

TESTE RÁPIDO: COMO FUNCIONA?

Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está – teoricamente – protegida de futuras infecções.

Deixe um Comentário