Prefeitura de Barra Mansa realiza gincana em escolas rurais e na vocacionada socioambiental

0

BARRA MANSA

Alunos das escolas localizadas na Zona Rural de Barra Mansa e da Escola Vocacionada Socioambiental, que funciona na Região Leste, iniciaram nesta segunda-feira, dia 25, a Gincana Sustentável. A iniciativa concentra ações no recolhimento de óleo de cozinha usado e materiais recicláveis e faz alusão ao Dia Mundial da Terra, celebrado no último dia 22, e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser celebrado no dia 5 de junho. As turmas vencedoras serão premiadas com uma viagem ao Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, o evento visa despertar a consciência ambiental nos alunos, tornando-os multiplicadores de conhecimentos. “A educação está presente em grande parte das ações realizadas pela administração municipal, já que auxilia os alunos no processo de reflexão acerca do mundo que queremos viver, seja no aspecto ambiental, profissional e até mesmo pessoal. Daí a importância dessa parceria com a Secretaria de Educação para desenvolver mais esse trabalho”, destacou.

Para o secretário de Educação, Marcus Vinicius Barros, a gincana é um movimento que envolve os alunos diretamente na atividade, favorecendo o aprendizado. “Os alunos questionam os motivos de coletar o óleo de cozinha usado, bem como, outros materiais recicláveis e é, neste momento, que surge a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o descarte adequado desses produtos, favorecendo inclusive, a mudança de hábitos”, destacou.

Material coletado 

O óleo de cozinha coletado será acondicionado em bombonas que estão sendo instaladas temporariamente nas unidades escolares pela Secretaria de Meio Ambiente. Os demais materiais recicláveis serão separados adequadamente, conforme a sua classificação, colocados em bags e recolhidos pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Os produtos serão recolhidos até o dia 30 de junho.

PREJUÍZOS AMBIENTAIS CAUSADO PELO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO

 

O óleo vegetal quando despejado na pia pode chegar aos rios e impedir a entrada de luz e oxigênio, que são essenciais a certas espécies aquáticas. Além disso, o acúmulo de gordura criado nas redes de esgoto pode causar o entupimento da rede e ainda favorecer a atração de pragas responsáveis por doenças, como cólera, hepatites e a leptospirose.

Quando descartado diretamente no solo, o óleo pode chegar aos mananciais, ser absorvido por plantas, poluir lençóis freáticos e tornar-se impermeável, contribuindo com a formação de enchentes. Como se não bastasse, sua decomposição produz gás metano (CH4), que aumenta o aquecimento global.

POR QUE RECICLAR?

A reciclagem promove a consciência ambiental dos cidadãos, evita a contaminação do solo e da água, o desperdício dos recursos naturais não-renováveis, auxilia na geração de renda e melhora a economia das famílias.