Prefeitura de Barra Mansa promove ações na Semana Nacional do doador de sangue

0

BARRA MANSA

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, a Prefeitura de Barra Mansa e a Secretaria de Saúde realizam uma campanha de captação, em alusão a semana do Nacional Doador de Sangue. A ação teve início na segunda-feira, dia 22, vai até a próxima sexta-feira, dia 26. O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado no dia 25 de novembro.

A campanha conta com uma comemoração especial com café da manhã e uma camisa aos voluntários. A iniciativa também tem o objetivo de atrair mais pessoas a doarem sangue regularmente, ato que necessário para que o estoque do Hemonúcleo se mantenha.

Em contato com o A VOZ DA CIDADE, a coordenadora do órgão, Thais Mendes, relatou uma queda de 60% no número de doadores durante a pandemia da Covid-19 e comentou a necessidade de aumentar as doações para o fim do ano. De acordo com ela, neste período do ano, ocorrem muitos acidentes e a demanda é ainda maior.

“Além disso, em dezembro tem uma queda brusca nas doações de sangue, em relação aos outros meses do ano, chegando a 40%. O estoque tende a ficar baixo e precisamos muito”, disse a coordenadora do Hemonúcleo, destacando a necessidade da conscientização da população no fim de ano.

A coordenadora comentou também que as doações de pessoas com os tipos sanguíneos O- e O+ estão em falta e são fundamentais, pois, em caso de urgência o tipo O- é utilizado. Todos os doadores devem passar pela entrevista para averiguar o estado de saúde do voluntário.

Com a vacinação contra a Covid-19, é necessário está atento ao prazo de inaptidão para doar. Quem recebeu a dose da CoronaVac, é necessário aguardar dois dias. Quem foi vacinado com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen tem que esperar sete dias para proceder com a doação de sangue.

Aqueles que estiverem com sintomas da doença devem esperar 30 dias e quem esteve internado por conta da Covid-19, tem que esperar de seis meses a um ano para doação.

A coleta de sangue é feita no Hemonúcleo de Barra Mansa, no prédio em anexo à Santa Casa que fica na Rua: Pinto Ribeiro, nº 205 A, no Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 11 horas.

PRÉ-REQUISITOS PARA DOAÇÃO:

Para doar é necessário atender alguns requisitos, como, por exemplo: portar documento oficial com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar com a saúde em dia; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis; A primeira doação deve ser feita antes dos 59 anos; pesar mais de 50 quilos; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação; não ser usuário de drogas; não estar gravida nem amamentando; e não ter tido contato sexual com pessoas que tenham situação de risco acrescido para AIDS e DST (doenças sexualmente transmissíveis).

Deixe um Comentário