BARRA MANSA
A animação vai envolver Barra Mansa em fevereiro, mês em que as tradicionais comemorações de carnaval embalam o país. Após as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, que limitaram as festividades populares em 2021 e 2022, a programação volta forte neste ano, com apoio da prefeitura e da Fundação Cultura.
Os blocos carnavalescos irão animar diferentes bairros entre os dias 17 e 21 de fevereiro, enquanto o Calçadão Dama do Samba, na Beira-Rio, vai receber atrações musicais exclusivas, a partir do dia 18, tendo como destaques a presença de baterias das escolas do Grupo Especial da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, os desfiles alegóricos competitivos, conhecidos por algumas pessoas como “Carnaval Oficial”, exigem um investimento muito alto, considerando-se que muita coisa mudou nos últimos anos, tanto no orçamento, quanto na legislação que regulamenta os eventos em vias públicas.
O carnaval de Barra Mansa este ano vai celebrar uma das manifestações mais populares da cultura brasileira, com a proposta de um evento mais descentralizado e voltado para a cidade como um todo.
“Não só aqui, mas em todo o Rio de Janeiro, vimos um crescimento dos blocos autônomos, que buscam fazer uma festa, ao invés de criar quesitos de concurso. O impacto disso é que a comunidade se envolve em um clima de harmonia para promover um evento com alto astral. Assim, cada bairro fomenta uma referência maior nos festejos e, consequentemente, vemos atividades por toda a cidade”, comentou Bravo.
Segurança
Durante reunião na última semana, Marcelo Bravo esteve reunido com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu; o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Sérgio Valente; e o comandante do 28° Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Martins; para tratar das operações preventivas e também a segurança das principais áreas que receberão eventos nos dias de carnaval.
“Por exemplo, as operações para o Bloco do Boi, que acontecem todos os dias e que tem o maior público no Centro da cidade, recebem efetivo especial para conter carros de som, ambulantes entre outros elementos não regulamentados pela organização do evento. É importante que todos saibam que há um registro prévio para as autorizações, para poder garantir uma estratégia eficaz que ofereça conforto e segurança para quem participa da festa”, informou.
Sobre a legislação relacionada à organização de eventos na rua, especialmente no carnaval, ele destacou que os interessados devem dar entrada nas documentações com antecedência de 40 dias. Para o próximo ano, quem tiver interesse em realizar eventos na rua, ou até mesmo em locais privados, precisa estar atento à data limite para protocolar as documentações na Secretaria de Ordem Pública – Avenida prefeito João Chiesse Filho, Jardim Boa Vista (Parque da Cidade).
PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS
17/02: Bloco Tradição – das 19 às 23 horas – Morro do Cruzeiro.
18/02: Bloco Me Beija Direito – das 13 às 17h30min – Centro.
Bloco do Boi – das 16 às 20 horas – Roberto Silveira.
19/02: Arrastão do Povão – de meio-dia às 20 horas – Vista Alegre.
Bloco do Boi – das 16 às 20 horas – Roberto Silveira.
20/02: Bloco do Boi – das 16 às 20 horas – Roberto Silveira.
21/02: Arrastão do Povão – de meio-dia às 20 horas – Vista Alegre.
Bloco do Boi – das 16 às 20 horas – Roberto Silveira.
CALÇADÃO DAMA DO SAMBA – de 18 a 21 de fevereiro:
14 às 17 horas: matinê para a criançada.
17 às 22 horas: baile com show (atrações musicais ainda serão confirmadas).