BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa deu mais um passo importante na modernização da gestão pública e na aproximação com o cidadão. Nesta terça-feira, dia 18, no gabinete do prefeito Luiz Furlani, foi lançado o aplicativo oficial do município: Governo Presente. A plataforma é prática e intuitiva, reunindo em um único ambiente digital, diversos serviços essenciais à população. Entre as funcionalidades estão a consulta de informações, notícias atualizadas, acesso facilitado a serviços das secretarias, além de ferramentas para protocolos, solicitações e acompanhamento de demandas.
O lançamento acontece em um momento de avanço significativo na transformação digital da administração pública. Recentemente, Barra Mansa implantou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – plataforma que moderniza processos internos, substitui documentos em papel e agiliza o trâmite administrativo. Além disso, já possui o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos); o Pague Bem Menos, que funciona através do WhatsApp (24) 98100-9620, informando os estabelecimentos com os preços mais vantajosos para 50 itens alimentícios; e a Sara – atendente virtual que por meio do número de WhatsApp (24) 2106-3400 dá acesso a serviços da Secretaria de Finanças. Todas as tecnologias já estão migradas no novo aplicativo lançado nesta terça.
O subsecretário de Gerenciamento de Projetos e Inovação, Marcus Barros, ressaltou que o app Governo Presente chega para integrar as novas tecnologias, representando um ganho para os servidores e, principalmente, para o cidadão.
– O prefeito Furlani queria que a gente desenvolvesse um produto específico, de acordo com as nossas necessidades, e não simplesmente que comprássemos um sem as mesmas funcionalidades e até mais oneroso. Desenvolvemos o Governo Presente em seis meses, através de parceria entre Prefeitura, Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro) e Nova UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). Vamos continuar aperfeiçoando para que todos os serviços sejam integrados em um único lugar. Por enquanto, alguns estão sendo direcionados, mas, futuramente, o munícipe poderá marcar consultas da Saúde e acessar todos os serviços do Saae, por exemplo – destacou Marcus.
O coordenador de Avanço Tecnológico da Prefeitura, Carlos Eduardo Dutra, também enfatizou que o aplicativo está na fase de viabilidade inicial para o lançamento e que será aperfeiçoado com o tempo.
– O app já está disponível em todas as plataformas com o objetivo de aproximar o munícipe das secretarias. Depois que o cidadão baixar o aplicativo e fizer alguma solicitação, toda essa conversa será transferida para a Pasta específica e um diálogo será estabelecido através do próprio app. Com geolocalização, as equipes conseguirão averiguar e avaliar cada solicitação, dando celeridade às respostas às demandas. Com o tempo, o objetivo é que todos os serviços oferecidos possam ser solicitados e acompanhados através do Governo Presente – enfatizou o coordenador.
*Prioridade e Resposta*
Cada secretaria terá um dashboard (painel de controle) para acompanhar as demandas, andamento e soluções. A prioridade de cada solicitação será definida por gestão de cada secretário, como funciona a triagem na Saúde através do Protocolo de Manchester, por exemplo.
O prefeito Furlani destacou que, com a proximidade do munícipe, a Prefeitura prevê um aumento das demandas. Ele enfatizou que as equipes da Prefeitura se estruturam para dar um tempo mais rápido de resposta.
– Passei uma missão para a equipe e eles estão desenvolvendo. Ajustes estão previstos com o passar do tempo, mas primeiro a gente começa, depois a gente melhora. O importante é nos aproximarmos dos munícipes, conferirmos suas necessidades, identificarmos os problemas e trabalharmos nas soluções – destacou Furlani.
O lançamento do aplicativo App Governo Presente contou com a presença da vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte; de demais secretários municipais; vereadores; representantes da Faeterj e da imprensa local.