Prefeitura de Barra Mansa acompanha caso de fechamento do acesso no km 262 da Via Dutra

0

BARRA MANSA 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, acompanhou na manhã dessa quinta-feira, dia 20, a ação da CCR NovaDutra, que fechou a entrada e a saída do acesso do km 262 da Rodovia Presidente Dutra, o que impediu a entrada e saída de veículos da empresa Indústria e Comércio de Cal Barra Mansa. O empreendimento possui dois acessos e os dois foram fechados, o que fez com que funcionários, carros e caminhões com entregas ficassem presos dentro do local e, ou impedidos de entrar. A CCR informou que o local foi fechado por estar fora das normas federais.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, esteve no local acompanhando o caso e comentou a situação. “Esses fechamentos que a NovaDutra está fazendo no município vem prejudicando as empresas que estão em funcionamento. A NovaDutra, pela lei, deveria rever essas questões, pois fechar uma empresa que está em plena atividade e com funcionário dentro de suas instalações é inadmissível. É uma situação realmente crítica e precisamos ser sensíveis para que isso não aconteça mais”, afirmou.

Bruno Zambelli, proprietário da empresa, explicou sobre o acontecimento e lamentou que a saída da sua empresa, que dá acesso ao bairro Moinho de Vento, também tenha sido fechado. “Recebi uma carta avisando que iam fechar uma das entradas, mas não avisaram que fechariam as duas, principalmente a que eu saio com os caminhões para fazer entregas. A empresa está aqui há 40 anos e somos legalizados, temos licenças em dia, impostos em dia, tudo certinho e não consigo trabalhar devido a essa norma da Dutra”, concluiu o empresário, informando que teve dificuldades para conseguir sair da empresa. “Estávamos trabalhando normalmente e quando nos demos conta estava tudo fechado. Não tinha como entrar ou sair da empresa, sendo que a saída não é pela Via Dutra e sim pelo bairro Moinho de Vento. Além da minha família, temos 18 funcionários que, caso a CCR NovaDutra não reveja esse posicionamento, perderão seus empregos. Como eles vão sustentar suas famílias, ainda mais nesse período de pandemia que estamos vivendo. Já comecei a ter prejuízo, pois não teve como entrar ou sair caminhão”, lamentou o empresário, reafirmando que todas as autorizações de funcionamento no local.

O VOZ DA CIDADE fez contato com a CCR NovaDutra para saber os motivos que levaram o fechamento do acesso a referida empresa. Segundo nota, a empresa foi notificada sobre a falta de atendimento a normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas as mesmas não foram solucionadas.  “A concessionária vem realizando um trabalho de identificação daqueles que não atendem a tais critérios e precisam de regularização. Dentro dessa classificação, os beneficiários de acessos particulares foram instruídos quanto sua responsabilidade em relação à regularização, conservação e manutenção”, destacou a nota, completando que uma vez notificados, os interessados devem apresentar autorização do Poder Público Federal ou solução técnica para regularização dos seus respectivos acessos.

A concessionária informa que se coloca à disposição para orientação e dúvidas, mas quando não há manifestação dos beneficiários, é providenciado o fechamento do acesso para garantir a segurança viária.