BARRA DO PIRAÍ
Nos dias 17 e 18 de junho, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. As reuniões aconteceram no auditório da APAE do município e reuniram profissionais da área, usuários dos serviços e representantes da sociedade civil.
Com o tema “20 anos do Suas: Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência foi um importante espaço de diálogo e construção coletiva, no qual foram debatidas propostas para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social, com foco na inclusão, proteção social e garantia de direitos.
A programação contou com apresentações culturais, abertura institucional, palestra sobre o tema, leitura e aprovação do regimento interno, formação de grupos de discussão, plenária de apresentação e aprovação de propostas, além da eleição dos delegados que representarão Barra do Piraí na Conferência Estadual de Assistência Social.
A secretária municipal de Assistência Social, Marina Tinoco, destacou a importância do evento como espaço de fortalecimento das políticas públicas e reafirmou o compromisso do município com os princípios do SUAS.
“Nesta conferência, reafirmamos o nosso compromisso com a universalização das culturas, a equidade no acesso aos recursos e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam diariamente na base do Sistema Único de Assistência Social. Precisamos fortalecer a resistência democrática, garantir um financiamento sustentável e assegurar que as famílias sejam atendidas conforme suas demandas, com acesso efetivo à proteção social”, disse Marina.
A secretária ainda pontuou que é essencial e urgente “destacar a importância da aprovação da PEC 383/2017, que propõe a vinculação de recursos para a Assistência Social, assim como já ocorre nas áreas da saúde e da educação. Essa medida representa um passo essencial para garantir a estabilidade das políticas públicas, o bem-estar dos indivíduos e a ampliação da capacidade de resposta diante dos problemas sociais. Vamos levar essa pauta para a Conferência Estadual, e quem for escolhido ou escolhida aqui hoje terá a missão de defender a PEC 383/2017 como uma prioridade no debate estadual”, apontou Marina Tinoco, secretária de Assistência Social.
Presente na abertura institucional, a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, demonstrou sua confiança na equipe da Assistência Social do município e ressaltou que o município será referência no atendimento e na oferta de políticas públicas.
“Estamos reconstruindo Barra do Piraí e sabemos que há muito a ser avançado. Com as políticas de Assistência Social, que são tão importantes para as pessoas em vulnerabilidade social, não será diferente. Vamos trabalhar, junto com essa equipe qualificada, para seremos referência no país, com programas, ações, projetos e equipamentos para atender toda a população”, finalizou a chefe do Executivo.
Também participaram da abertura institucional o vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida; a vereadora Lu Maciel; a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Daniella Oliveira; os secretários de Comunicação, Hugo Marques, e o de Habitação, Leandro Sardinha; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ricardo Alexandre, e a vice-presidente do conselho, Márcia Felipe.