BARRA DO PIRAÍ
A Prefeitura de Barra do Piraí demonstrou interesse em expandir o Projeto Violeta, uma iniciativa voltada para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A prefeita Katia Miki assinou, na última quinta-feira, dia 23, uma manifestação de interesse em firmar convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), para a ampliação do projeto no município.
A assinatura do documento ocorreu durante uma reunião da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, presidida pela juíza titular, Dra. Katylene Collyer Pires de Figueiredo. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Marina Tinoco, do delegado titular da 88ª DP, Dr. Rodolfo Atala, e da vereadora Luciana Maciel.
O Projeto Violeta tem como objetivo garantir maior segurança e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, agilizando o acesso à Justiça para aquelas que estão sob risco de agressões e feminicídio. Com o convênio, a expectativa é que haja uma redução no tempo entre o registro da ocorrência e a concessão de medidas protetivas, além da priorização no julgamento de casos de violência contra a mulher. A iniciativa também prevê uma abordagem mais humanizada, com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área psicossocial, como psicólogos e assistentes sociais, além do reforço da segurança através da Patrulha Maria da Penha.
A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Daniella Maria de Oliveira, ressaltou a importância do projeto e sua eficácia em outras cidades. “O Projeto Violeta tem alcançado resultados muito positivos em todas as cidades que têm feito essa parceria com o Tribunal de Justiça. Juntos iremos humanizar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar de Barra do Piraí e dar mais assistência”, destacou Daniella.
A prefeita Katia Miki enfatizou o compromisso de sua gestão no combate à violência contra a mulher e a importância de políticas públicas voltadas para o tema. “Barra do Piraí tem hoje um governo em que a chefe do Executivo é uma mulher. A primeira na história da cidade. Aqui a violência contra as mulheres não será tolerada. Nós vamos reduzir os índices de criminalidade e feminicídio. Agradeço muito a parceria da Dra. Katylene, e conto com o apoio do Dr. Rodolfo Atala e de toda força de Segurança Pública”, afirmou Katia Miki.
A previsão é de que, até o mês de março, uma unidade de atendimento do Projeto Violeta seja inaugurada nas dependências do Fórum Zóptico Batista, em Barra do Piraí.