>
728x90 vacina (1)

Prefeitura de Barra do Piraí atualiza situação da Santa Casa que está sob intervenção

Interferência do Poder Público no hospital se deu por uma série de motivos

Por Tânia Cruz
a segunda intervenção está buscando estabilizar os tratamentos voltados à população – divulgação
bnr am aniv resende 970x150

BARRA DO PIRAÍ
Após a intervenção, a Prefeitura de Barra do Piraí buscou entender o que estava ocorrendo nos setores do Hospital Santa Casa. Hoje, após 15 dias de trabalho em prol da população, a equipe notifica os avanços das atividades na busca pela estabilização.
De acordo com o Decreto n° 623, do dia 30 de julho, a intervenção do Poder Público na Casa de Caridade Santa Rita se deu por uma série de motivos, entre eles: não prestar adequadamente os serviços inerentes ao convênio no que diz respeito ao atendimento de pacientes do SUS; relatos acerca da ineficiente prestação dos serviços; não cumprir as cláusulas contratuais a que está subordinada em sua integralidade, nem mesmo demonstrar capacidade financeira de sua gestão para a devida manutenção do funcionamento da unidade de saúde entre outras.
ESTABILIZAR OS TRATAMENTOS VOLTADOS À POPULAÇÃO
Com isso, a segunda intervenção está buscando estabilizar os tratamentos voltados à população e, a partir disso, garantir um serviço público de saúde no município, especialmente com a intenção de prover um atendimento diário vital aos cidadãos, como exames e consultas.
Durante uma reunião, a Comissão de Gestão da Santa Casa de Misericórdia de Barra do Piraí composta por Alexsandro Luzia de Souza, Antônio Soares Neto e Sérgio Espíndula Lumertz declarou o intuito da medida.
“Nosso objetivo inicial e principal é identificar e reparar os problemas que estão acontecendo na instituição. E, após 15 dias, a comissão pontua que está levantando dados a respeito das obrigações financeiras da entidade; eventuais bloqueios da conta não estão sob a gerência da Santa Casa, pois se devem de ordens judiciais ligadas a processos trabalhistas muito antigos, herdados das gestões anteriores; na sexta-feira, dia 09 de agosto deste ano, a Santa Casa recebeu do município o valor a ser pago aos funcionários efetivos da entidade, contratados pelo regime CLT, e, portanto, dará continuidade aos pagamentos para continuar a garantir os serviços”, explica Alexsandro Luzia de Souza em nome da comissão.
REALIZAÇÕES E PENDÊNCIAS ANTES DA INTERVENÇÃO
Além disso, destacam que estar por dentro de todas as realizações e pendências antes da intervenção. “Estamos nos primeiros passos, entretanto, o prefeito Mario Esteves foi enfático, dizendo temos que estar a par de tudo que está ocorrendo na instalação. Com isso, já estamos realizando um levantamento interno de como estão os atendimentos prestados, os pagamentos, o almoxarifado, a farmácia e outras partes que juntas permitem o amplo funcionamento do hospital”, frisa Alexsandro.
O prefeito Mario Esteves abordou a trajetória da saúde na cidade e o papel da intervenção. “No início do governo,a saúde era um grande problema, a cobertura dos postos era precária e os hospitais estavam à beira do colapso, mas, ao longo do tempo, a administração municipal conseguiu reestruturar a área. Devido a circunstâncias imprevistas, o governo teve que intervir mais uma vez na Santa Casa. A função do ente público é garantir que ela esteja preparada para continuar salvando vidas. Precisamos proteger os avanços conquistados ao longo dos anos e garantir o funcionamento contínuo da instituição”, concluiu o Chefe do Executivo


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos