BARRA DO PIRAÍ
A Prefeitura de Barra do Piraí, por intermédio das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, divulgou o início da 1ª Vigência do Acompanhamento da Saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família. O processo se estenderá até junho deste ano.
Esse acompanhamento é uma forma de monitorar as condicionalidades do programa, que são obrigações que os beneficiários assumem com o governo, para a manutenção do Bolsa Família. O objetivo central da ação é garantir que todos os contemplados pela iniciativa usufruam inteiramente de seus direitos.
Periodicamente os usuários da Assistência Social devem se apresentar, sob orientação das esferas governamentais, ao Sistema Único de Saúde para que essa pesagem seja realizada. O não comparecimento pode acarretar na interrupção do benefício. O público alvo desse acompanhamento são as crianças menores de sete anos, mulheres entre 14 a 44 anos e gestantes.
A secretária de Assistência Social, Marina Tinoco, explica a necessidade da adesão dos beneficiários a essa pesagem. “As condicionalidades do Bolsa Família são exigências do governo federal para que as famílias garantam a manutenção do recebimento do benefício, evitando o bloqueio do Bolsa Família. Essas condicionalidades incluem o acompanhamento nutricional, com pesagem, vacinas e frequência escolar. Além de manter o cadastro atualizado de dois em dois anos”, apontou Marina.
Os convocados devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima portando caderneta de vacinação, cartão do SUS, caderneta de pré-natal, cartão Bolsa Família ou Número de Identificação Social (NIS).
Caso o beneficiário não esteja cumprindo as condicionalidades, ele deve se reportar ao Bolsa Família ou ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, e então apresentar as justificativas para o descumprimento antes que o benefício seja cortado.
As Unidades Básicas de Saúde e Estratégias da Saúde da Família (ESF) podem ser encontradas no link: https://portalbarradopirai.com.br/index.php/servicos-ao-cidadao/postos-de-saude.