ANGRA DOS REIS
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão da Prefeitura de Angra que integra as diversas instituições que trabalham com segurança pública no município, realizou nesta semana uma reunião para falar sobre a segurança portuária e calendário de cruzeiros que se aproxima, juntamente com a chegada da alta temporada, que é o período de maior movimento na cidade. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Segurança Pública, no Centro.
“Esta reunião do GGIM acontece uma vez no mês com todas as instituições de segurança pública do município e instituições interessadas na segurança pública da cidade. Os assuntos que debatemos hoje foram fundamentais para já criarmos um planejamento para a alta temporada e garantir um verão tranquilo e seguro para os nossos visitantes”, comentou o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa.
Estiveram presentes no encontro representantes da Polícia Militar, PROEIS, Polícia Civil, Polícia Federal, Unidade de Polícia Ambiental, Porto de Angra dos Reis, Operação Foco Divisas, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Defesa Civil e TurisAngra, Comissão de Segurança e Turismo, Comissão de Justiça da Infância e Juventude, entre outros participantes.
Durante a reunião, Marc Olichon, presidente da TurisAngra, falou sobre o planejamento para a temporada de cruzeiros 2023/2024, que tem previstas 60 paradas entre os meses de novembro e abril. A previsão é que o primeiro navio chegue Angra dos Reis no dia 10 de novembro, com desembarque previsto para o Centro, no Cais de Santa Luzia. Durante toda a temporada, serão mais de 200 mil turistas desembarcando na cidade.
A alta temporada, de uma forma geral, traz consigo muitos desafios adicionais de segurança devido ao grande número de turistas que chegam à cidade. Por isso, durante a reunião, um dos assuntos tratados foi a necessidade se seguir com as abordagens e fiscalizações nos em vários pontos da cidade, inclusive na rodovia Rio-Santos, para impedir a entrada de grupos de turismo sem autorização.
“Estamos criando estratégias em um trabalho em conjunto com outras forças de segurança, visando garantir que os visitantes possam aproveitar a estada em nossa cidade da melhor forma possível. Para isso, é importante que ações já comecem a ser executadas em um trabalho educativo neste primeiro momento. Vamos aproveitar os próximos feirados e fins de semana de grande movimento para promovermos ações de conscientização com moradores e turistas” finalizou Marc Olichon.