ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra dos Reis anunciou nesta sexta-feira (28) o reajuste salarial dos servidores públicos municipais. Os vencimentos dos 9.384 servidores ativos e inativos serão corrigidos em 5,06%, percentual equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de março 2024 a fevereiro de 2025. A correção passará a valer no pagamento de abril, retroativa ao mês de março de 2025.
O vale-alimentação também será reajustado em 5,06%, a partir de 1º de maio. Com isso, o valor do benefício, bem como do abono natalino dos aposentados e pensionistas (pago na segunda parcela do 13º salário), passará de R$ 770,00 para R$ 808,94.
Além da reposição inflacionária, a Prefeitura de Angra implementará uma recomposição salarial de 11,76%, relativa ao governo de 2013-2016. Este reajuste será concedido de forma escalonada ao longo de quatro anos. A divisão será feita em quatro parcelas anuais, com início em 1º de outubro de 2025 e prosseguimento nas mesmas datas em 2026,2027 e setembro de 2028.
Segundo a administração municipal, a medida visa valorizar os servidores e recuperar gradualmente o poder de compra perdido ao longo dos anos, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e a capacidade orçamentária do município. O projeto que regulamenta o reajuste será enviado à Câmara Municipal nos próximos dias.
O prefeito Cláudio Ferreti ressaltou que a chave do sucesso da negociação salarial foi o diálogo.
– Durante todo o processo, mantivemos o olho no olho. Estamos recuperando o poder de compra do trabalhador e, assim, melhorando a vida dos servidores públicos. E isso vai refletir diretamente na melhoria dos serviços e políticas públicas oferecidas aos nossos moradores – destacou Ferreti.
Mauro Garcia, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis, disse que pela primeira vez a categoria conseguiu fechar a negociação com a Prefeitura no mês de março.
– Esta negociação representa o respeito do prefeito Cláudio Ferreti com o servidor público. Ele aceitou integralmente a proposta do Sindicato aprovada em assembleia. Foi um momento histórico – comentou Garcia.