ANGRA DOS REIS
A coleta de lixo domiciliar na Ilha Grande, que ocorre diariamente, mudou de horário; antes acontecia por volta das 10 horas, mas desde o início desta semana passou a ser feita a partir das 4 horas. Para informar os moradores e comerciantes, e conscientizá-los sobre a importância de colocar os resíduos na rua no horário correto, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da Secretaria Executiva de Serviço Público, promoveu uma mobilização na Vila do Abraão, na quarta-feira, dia 15.
“Por se tratar de uma área insular entendemos que são necessárias medidas diferenciadas. Há um fluxo muito intenso de turistas na Ilha e a coleta indo para às 4 horas, a Ilha Grande já amanhece limpa, os turistas já podem circular livremente sem ter acúmulo de lixo”, explicou a coordenador técnica, Gabriela Cortezzi.
Cinco mobilizadores da Angra Meio Ambiente (AMA), empresa responsável pela limpeza urbana, percorreram o Abraão ao lado de funcionários do Serviço Público. Durante a ação, conversaram com a população e distribuíram folhetos com as informações sobre o recolhimento do lixo domiciliar. “Estamos realizando essa ação agora, durante a baixa temporada, para que, quando chegar o período de alta temporada, com o aumento do fluxo de turistas aqui no Abraão, consigamos manter a organização do lixo”, destacou a coordenadora.
Para colaborar com a limpeza da Ilha Grande, os moradores devem colocar os sacos de lixo nas ruas na noite anterior, sempre bem fechados, e se possível, elevados do chão, em suportes, ganchos ou lixeiras, para evitar que os resíduos se espalhem.