Prefeitura confirma morte de idosa por dengue em Itatiaia

Por Cyntia Freitas
a voz da cidade

ITATIAIA

O município registrou a primeira morte por dengue. A notícia foi confirmada pela Prefeitura de Itatiaia, na noite de quarta-feira, dia 31, por meio de nota oficial. De acordo com a Secretaria de Saúde, a idosa, de 98 anos, foi diagnosticada com dengue no dia 5 de janeiro, vindo a falecer no dia 9.

“Importante ressaltar que a mesma possuía algumas comorbidades, já sendo acompanhada pela equipe do Programa ‘Melhor em Casa’ – Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), desenvolvido pela Secretaria de Saúde do município. A Administração Municipal se solidariza com a família pela perda e ressalta a importância de estarmos todos juntos no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença”, informa a nota oficial.

O comunicado, a Prefeitura de Itatiaia, disse que o município enfrenta o avanço de casos em relação ao mesmo período no ano passado. “O trabalho rigoroso no combate ao mosquito com intensificação nas visitas domiciliares, bloqueios, utilização de carro UVB, reforço da equipe hospitalar e das unidades de saúde bem como informação e educação da população são fundamentais para vencermos essa guerra”, complementa.

A nota  também alerta a população com os cuidados em casa para eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypt, mosquito que transmite, além da dengue, a zika e chikungunya.

MONITORAMENTO

A Secretaria de Saúde informa que segue monitorando diariamente a ocorrência de casos suspeitos, notificando imediatamente a Vigilância Ambiental para a localização de residência de todos os casos suspeitos, viabilizando ações de bloqueio.

De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, a forma mais eficiente de prevenir a dengue continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito. “O município segue fazendo ações contínuas de prevenção e combate, mas a conscientização da população é fundamental para conter o avanço da doença. Precisamos muito que as pessoas nos ajudem, pois o percentual dos focos encontrados em residências, em vasos sanitários, pratos, além de vasilhas de água de animais, é significativo. Existe a cobrança da passagem do carro Ultrabaixo Volume, mas ele não é a única solução. O problema maior é o criadouro”, adverte Luiz Eduardo.

Saldanha ressalta que o trabalho de visitas domiciliares, para identificação de possíveis focos, foi intensificado pela Vigilância Ambiental, principalmente nos bairros com mais notificações e casos confirmados, para eliminação de focos, além de controle químico.

Os registros de casos de dengue em Itatiaia seguem a tendência que ocorreu em todo o Estado, a partir de dezembro de 2023, de crescimento nas notificações. De 1º a 29 de janeiro deste ano a cidade registrou 810 casos suspeitos da doença, com 401 confirmações. O município fechou o ano passado com 1.086 notificações e 256 casos confirmados. O resultado do último Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) referente ao período de 7 a 13 de janeiro mostrou resultado de 3.6, superior aos 2,8 da amostragem anterior, de outubro.

Os números da dengue em todo o Rio de Janeiro, de acordo com dados divulgados pelo CIS (Centro de Inteligência em Saúde), mostram que o Rio de Janeiro segue com alta nos casos da doença, apresentando números acima da média histórica. O Estado, nas três primeiras semanas de janeiro, verificou 9.963 notificações de casos suspeitos da doença, representando crescimento de 587% em relação ao mesmo período de 2023.

SALA DE HIDRATAÇÃO

Em parceria com o Estado, está em funcionamento, no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, uma Sala de Hidratação, com capacidade para dez pacientes, onde é possível fazer administração de soro e coletar sangue.

CARRO FUMACÊ

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunyia, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria de Saúde, estabeleceu um calendário para a passagem do carro fumacê.

De acordo com o calendário, nesta quinta-feira, dia 1º, o carro fumacê vai passar às 6 horas, no bairro Jardim Matinelle e na localidade do Formigueiro, em Penedo. Já às 16 horas, Jardim das Rosas, Marechal Jardim e Jardim Manchete. Nesses horários, é recomendado que os moradores deixem portas e janelas abertas, retirem roupas do varal, tampem gaiolas e aquários, bem como vasilhas de alimentação de animais. Pessoas com problemas respiratórios devem ficar nos cômodos ao fundo da residência.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos