VOLTA REDONDA
Aconteceu hoje a abertura da exposição de desenhos ‘#DireitodeSer – Cuide do que é seu’, em comemoração aos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, lembrados nesta segunda-feira, na galeria do Centro Cultural Fundação CSN, Vila Santa Cecília. E prestigiaram a abertura os autores da exposição, cerca de 50 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Amazonas e Maria Carraro.
Antes de verem seus desenhos expostos, os alunos participaram da solenidade no auditório do centro cultural, com a presença da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, da secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, diretoras das escolas participantes e representantes de instituições parcerias no projeto.
“Foi uma experiência muito bacana com as parcerias, além de trazer a criança, que é de fato a construção do nosso futuro, para começar a inseri-la nesse contexto do conhecimento. Na nossa infância, a gente não era muito estimulado a pensar na especificidade desses direitos humanos. Hoje, o assunto está muito mais acalorado e talvez seja o momento oportuno, até por conta do enfrentamento da violência”, explicou Dayse Penna, completando que durante todo o mês de novembro foram realizadas visitas às escolas, apresentando aos alunos o que são os Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ela lembrou que na primeira etapa foi feita a apresentação dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e roda de conversa com os alunos. Na segunda etapa, os alunos foram provocados a criarem um desenho que mostrasse o conteúdo do artigo escolhido por eles.
E quem participou ficou emocionado com o resultado. “Foi muito legal. O desenho mexe muito com a gente sobre os direitos humanos. Eu desenhei uma escola, com duas crianças brincando. Todos têm direito a serem livres”, contou Sophia Vitória Oliveira, de nove anos, estudante da escola Amazonas. A colega de escola, Giovana Antonela Alves, 10 anos, desenhou sobre saúde. “Fiz hospitais com atendimentos médicos e tudo que precisa. Todas as pessoas têm o direito de ter hospitais, porque elas precisam”, completou.
A exposição é promovida pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), de Educação (SME) e de Esporte e Lazer (Smel), em parceria com o Centro Cultural Fundação CSN, Instituto Tecnológico de Capacitação (ITEC) e UniCesumar (centro universitário).
A exposição de desenhos ficará aberta ao público no Centro Cultural Fundação CSN até o dia 2 de fevereiro do ano que vem, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h30min e das 14 às 18 horas. Também é possível visitar aos sábados sob agendamento através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3343-3990.
NA RUA
Também em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma mostra comemorativa também intitulada #Direito de Ser, Cuide do que é Seu está disponível dia e noite, em frente ao Centro Cultural Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. A iniciativa é da secretaria junto de parceiros como ITEC, Unicesumar e Centro Cultural Fundação CSN. A exposição permanece até dia 10 de janeiro de 2019.