PORTO REAL
Com uma programação bem informativa e recheada de palestras, a prefeitura realizou, um evento em alusão ao Dia Internacional das Mulheres. A ação ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Freitas Soares, onde diversas Secretarias contribuíram para a construção do evento, que simboliza principalmente a luta histórica das mulheres na conquista de condições equiparadas dentro da sociedade. Participaram do evento os vereadores Juan Pablo da Silva Almeida e Diego Graciani; a procuradora Geral do Município, Simone Regina Martins; a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira; o secretário de Esporte e Lazer, Valter Antônio de Oliveira; secretária interina de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Aline Gabrig.
A subsecretária de Saúde, Verônica Machado, destacou que inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, também simboliza a luta das mulheres contra o machismo e a violência. Já a coordenadora da Atenção Primária, Rachel, reforça que a luta pelos direitos das mulheres deve ser sempre exaltada. “Nós como instituição pública, estamos sempre à disposição para acolher e ajudar para que esses direitos sejam seguidos”, analisa Rachel.
Após a abertura, quem esteve presente no local pôde participar de uma palestra sobre esporte e bem-estar físico, com o educador Físico, Fabrício Corradi; Saúde da Mulher com a enfermeira Malu Pineschi; além de orientações com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, representada pelos cabos Ana Paula e Ribeiro, do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Durante todo o evento os serviços de massoterapia e auriculoterapia também estiveram disponíveis através das profissionais Márcia Cruz e Cátia Rosas, respectivamente.
O prefeito Alexandre Serfiotis parabenizou todas as mulheres pelo dia e destacou a força e a presença das mulheres dentro da atual gestão. “O Dia Internacional da Mulher deve ser lembrado e comemorado, pois frisa a importância da mulher na sociedade e a história de luta pelos seus direitos”, afirmou o prefeito.