Prefeitura autuará CEG-Rio por falta de comunicação de vazamento de gás

0

VOLTA REDONDA

Durante a manhã de hoje, quinta-feira diversas reclamações de vazamento de gás foram feitas pela população à prefeitura. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram na Avenida Integração, altura do bairro Vila Americana para verificar as denúncias. E as atividades de manutenção da rede da Companhia de Gás Natural do Rio de Janeiro (CEG-Rio) foram paralisadas por conta disso. A empresa será autuada pela prefeitura por não ter comunicado a cidade pelo vazamento do produto químico gasoso. Já o Inea pode multar a companhia por danos ambientais.

Segundo técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, o odor é proveniente do gás chamado Mercaptano, que é misturado com o gás natural (inodoro). O Marcaptano, segundo os técnicos, não faz mal para a saúde (a não ser se for em grande concentração) e serve para ajudar a averiguar um vazamento, pois os gases inodoros que são os perigosos.

Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, o mau cheiro do Mercaptano assustou a população. “Por obrigação, todas as empresas devem comunicar aos órgãos ambientais quando ocorrem acidentes como esse”, disse.

Outro problema verificado pelos técnicos da prefeitura no local foi que os trabalhadores da CEG não estavam com os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) completos. Segundo a prefeitura, o fato será comunicado ao Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por fiscalizar.

NEGANDO

A CEG negou que tenha havido algum vazamento de gás. O cheiro sentido pelos moradores seria por conta da manutenção na estação empresa no bairro Vila Americana.

 

Deixe um Comentário