BARRA MANSA
A Secretaria de Saúde, divulgou neste domingo, dia 9, o balanço do terceiro Dia D de Vacinação contra Poliomielite para crianças de um a quatro anos, além da atualização dos cartões para menores de 15 anos. A ação ocorreu em todas as unidades de saúde da cidade.
Segundo a coordenadora de Imunização, Yasmim Rio Verde, foram aplicadas quase 1,4 mil doses neste sábado, dia 8. Ela disse ainda que a cidade já vacinou 52% do público esperado, porém, a meta estabelecida pela campanha nacional é de 95%. “Realizamos mais uma Dia D. Foi um sábado intenso onde conseguimos aplicar 1.381 doses, dentre elas 280 doses contra a Poliomielite, 176 contra a Covid-19, 311 contra a Influenza, e realizamos mais de 600 atualizações de cadernetas. O que mostra que estamos fazendo o possível para conscientizar a todos de que a vacina é uma forma eficaz de prevenção. Por isso, pedimos que os pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacina dos filhos. Nos ajude a proteger nossas crianças”, disse Yasmim.
O município segue com as campanhas de vacinação contra Poliomielite para crianças de um a quatro anos; Influenza e Covid-19 conforme o calendário de imunização, e a atualização das cadernetas de vacinação de menores de 15 anos em todas as unidades de saúde.
Para imunização, é preciso estar com os cartões de vacina e do SUS (Sistema Único de Saúde). As crianças devem estar acompanhadas por um responsável.
OUTUBRO ROSA
A rede de saúde do município também realizou neste sábado, dia 8, uma ação voltada à prevenção e à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. Foram realizadas coletas de exames preventivos, solicitações de mamografias e foi possível a realização de teste de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação aconteceu em todos os postos de saúde, das 8h às 16h.
A enfermeira Williana Bruna Cardoso, que participa do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), destacou a importância da ação. “É muito importante o autocuidado, como por exemplo o exame citopatológico (preventivo) e MMG, que são exames de extrema importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. Esses exames são oferecidos durante todo o ano, porém durante o mês de outubro, as unidades realizam horários alternativos para as mulheres que não podem comparecer em outros horários”, disse Williana, relembrando a importância do acompanhamento.
“Nesta ação, conseguimos realizar mais de 500 exames preventivos e 300 solicitações de MMG foram encaminhadas. Vale lembrar que assim como realizar os exames é de extrema importância a busca pelos resultados”, concluiu.