RESENDE
Visando a melhoria no trânsito do município, a prefeitura está ampliando as vagas para estacionamento de motocicletas. Após demanda identificada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), a prefeitura aumentou em 50% o número de vagas especiais para estes veículos. As vagas de moto são essenciais para a segurança dos proprietários de motos. O bairro Manejo será o próximo a ter ampliado o número de vagas.
De acordo com a Sumtran, nos últimos dois anos, número de estacionamentos para motos saltou de 88 para 132, contemplando centros comerciais, como a região do bairro Campos Elíseos e o próprio Centro da cidade. Para definir os locais contemplados, a gestão municipal monitorou o trânsito e identificou os pontos com maior demanda. A execução do serviço, em seguida, assim como outros serviços da Sumtran, acontece durante a madrugada, quando o trânsito e os estacionamentos estão mais vazios e livres de movimento, evitando também os transtornos e congestionamentos. “Estamos atentos às demandas da população com o objetivo de proporcionar uma experiência agradável para todos. Conviver com o trânsito, seja como condutor ou pedestre, é algo necessário e presente diariamente na vida das pessoas. Outro ponto importante neste contexto é a educação no trânsito. Precisamos da compreensão de todos para promover um bom e seguro ambiente”, disse o superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Júlio César Barbosa da Silva. Ele ressalta que as vagas de moto são essenciais para a segurança dos proprietários. “O estacionamento entre vagas de carro, por exemplo, pode acarretar em danos ao carro e à moto, já que este não é o local apropriado e o veículo pode esbarrar na moto por falta de espaço”, salienta.
Ainda de acordo com o superintendente, a Sumtran continua monitorando a cidade e já tem novos alvos para receber as vagas de moto. “O próximo local, inclusive, fica no bairro Manejo, onde há um grande movimento de veículos, muitos bancos e estabelecimentos comerciais. O serviço está previsto para acontecer nos próximos meses”, complementa.