Prefeitura alerta população masculina sobre a importância da Campanha do Novembro

0

PORTO REAL

No mês que acontece a Campanha Novembro Azul, que visa chamar a atenção da população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, está intensificando a busca ativa de pacientes. A medida tem o objetivo de prevenir ao câncer de próstata e avaliação de saúde dos homens.

Segundo o secretário de Saúde do município, Luiz Fernando Curty Jardim, o público-alvo da campanha corresponde a homens a partir dos 50 anos, ou dos 45 anos quando apresentarem fatores de risco. Entre eles, o histórico familiar de câncer de próstata e/ou obesidade; situações colaboram para o aumento da possibilidade para o desenvolvimento da doença.

Os exames preventivos podem ser marcados após a consulta médica que acontece Unidades de Saúde da Família (USF). Após a consulta na unidade, caso haja a necessidade o paciente será acompanhado pelo especialista em urologia. “O câncer de próstata é um dos tumores malignos mais comuns em homens, depois do câncer de pele. Estima-se que um a cada seis homens desenvolverão a doença durante a vida, especialmente os adultos acima de 50 anos. Por isso é indicado que todo homem a partir dessa idade faça consultas regularmente e realizem o exame de toque retal, que indica alterações na glândula (endurecimento ou nódulos). Além disso, há ainda o exame de sangue, onde é verificada a dosagem do antígeno prostático específico (PSA)”, explicou Jardim.

A diretora de Atenção Básica, Nathália Cardoso explicou que além do período da campanha, é necessário que os pacientes masculinos busquem pela realização dos exames também nos demais períodos do ano. “O simples ato de ir ao médico, mesmo na ausência de sintomas, é um importante passo para o diagnóstico precoce, além de esclarecer rumores sobre esse exame, que por muito tempo gerava dúvidas entre os homens”, informou a diretora.

Deixe um Comentário