Prefeitos se reúnem em encontro promovido pela Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda  

0

VOLTA REDONDA

Os prefeitos Samuca Silva, de Volta Redonda; Ailton Marques, de Porto Real; José Osmar, de Rio Claro, Rogério Riente, de Mendes; Diogo Balieiro Diniz, de Resende; e Bruno de Souza, de Quatis; participaram na manhã desta sexta-feira, 20, de um encontro promovido pela Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, através do bispo diocesano, dom Luiz Henrique, na paróquia Santa Cecília. Todos os prefeitos das cidades que compõem a diocese foram convidados. Também participaram padres que fazem parte do governo da Cúria Diocesana.

Segundo o bispo, o momento foi para conhecer e se aproximar dos governantes, já que ele chegou neste ano na diocese.  Disse que  o convite foi uma forma de agradecimento pelo ano que passou e de encorajamento para a construção do futuro. “Nosso objetivo é contribuir para o crescimento da nossa sociedade, do nosso povo. Esse convite foi feito, pois sabemos da grande responsabilidade deles com o trabalho, missão conferida pelo povo de contribuir para o crescimento de cada município. Esse encontro foi para estreitar laços, para refletir sobre a importância da missão de cada governante e também um gesto de caridade à política quando se busca o bem comum”, explicou.

Dom Luiz ressaltou que o exercício conferido a cada governante é uma missão de Deus e sobre a necessidade de se criar pontes. “Essa missão foi dada por Deus, que tem um plano importante na vida de cada um deles. Devem fazer na credibilidade e no respeito às instituições, buscando o bem comum. Como nos pede o Papa Francisco, devemos criar pontes e refletir sobre a nossa missão, o nosso serviço como líderes”, completou.

Cada prefeito no encontro pode fazer um balanço anual de sua cidade, destacando os principais atos e os desafios a serem superados em 2020. O prefeito anfitrião, Samuca Silva, agradeceu a oportunidade e destacou o cenário do município. “Agradecemos o convite do bispo diocesano e dos padres e ressaltamos que 2019 foi um ano de muito trabalho e também de conquistas”, disse o prefeito.

Já o prefeito de Quatis, Bruno de Souza, reafirmou compromisso pela igualdade em favor dos moradores.  Ele lembrou também que os resultados alcançados nas ações relacionadas à preservação do meio ambiente “sinalizam que o governo municipal está em sintonia com a proposta de sustentabilidade”. O alcance do percentual de 66% no tratamento do esgoto coletado na cidade e o plantio de mais de seis mil árvores nativas em áreas verdes do Município no decorrer de 2019 comprovam, no entendimento de Bruno de Souza, que “a prefeitura também vem priorizando as áreas do meio ambiente e do saneamento básica como caminhos de extrema importância na luta pela vida digna para os moradores”.