Prefeitos reeleitos fazem alterações em secretarias

0

SUL FLUMINENSE

Após as posses, alguns prefeitos reeleitos da região farão pequenas mudanças em seus secretariados. Em Barra do Piraí, três alterações já estão previstas para o novo mandato de Mario Esteves (Republicanos). Segundo fontes do A VOZ DA CIDADE, três pastas sofrerão alterações. Uma delas é seria a Secretaria de Turismo. Juberto Folena de Oliveira Júnior deixará a pasta para que o vereador Rafael Couto (PL) assuma. Devido a proximidade entre Couto e o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, há expectativas que a cidade seja contemplada com projetos que possam trazer o desenvolvimento.

Esse estreitamento de laços entre Barra do Piraí e o Governo do Estado estaria focado, principalmente no Polo Gastronômico de Ipiabas, que é distrito da cidade. Segundo informações, o secretário estadual tem um projeto voltado para desenvolver vocações turísticas de cidades do estado, como Angra dos Reis, Búzios e Cabo Frio, mas também Ipiabas que tem um potencial de turismo rural, como trilha, mountain bike e escalada, na Pedra do Gavião.

O prefeito barrense já anunciou grandes investimentos para Ipiabas, entre eles, a reconstrução da antiga estação ferroviária, mais de R$ 3 milhões em pavimentação de ruas e uma vila olímpica, contemplando diversas modalidades esportivas.

As outras pastas que serão alteradas serão Agricultura, onde Tiago Soares foi eleito vereador e Monteiro de Jesus assumirá; além da Fazenda, Osvaldo Cruz no lugar de Viviane Taranto. Ainda não há informações onde Juberto Folena de Oliveira Júnior poderia ser aproveitado na prefeitura. Ele já foi secretário de Saúde.

Com Rafael Couto assumindo a secretaria de Turismo, o suplente Paulista deve assumir. Ele não tinha conseguido se reeleger para essa legislatura.

MUDANÇAS EM RESENDE

Em entrevista ao jornal, o prefeito reeleito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (DEM), revelou que fará duas mudanças, nas Secretarias de Obras e Serviços e na de Esporte. “O secretario de Obras, Victor Sampaio está se mudança para o Mato Grosso por questões familiares e não pelo trabalho que ele fez. O Victor, que sai no final deste mês, é digno de elogios e nos ajudou muito. Eu ainda estou estudando o nome do novo secretário, mas com certeza será alguém de dentro da secretaria. Já o vereador Davi Manuel de Jesus deixa a câmara e retorna para a Secretaria de Esportes. Quem assume seu lugar no Legislativo será o seu suplente, Henrique Lima da Saúde”, contou Diogo se referindo ao vereador suplente Henrique Gomes de Lima, o Henrique da Saúde (DEM).

Sobre os planos para o novo mandato, o prefeito disse que está o transporte de passageiros. “Nós trabalhamos muito nos últimos quatro anos, mas de fato ficaram problemas da cidade que a gente não conseguiu resolver. Um exemplo, o transporte público. Não definimos no primeiro mandato e vamos resolver este problema no segundo mandato.  Assim como outros problemas. É fato que muito de positivo foi feito e a nossa missão agora é trabalhar para manter  tudo isso”, revelou Diniz.

ALTERAÇÕES TAMBÉM EM PINHEIRAL

Outro que foi reeleito e que fará pequenas mudanças no secretariado é o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa (PSC). Porém, as trocas serão feitas a pedidos de ambos. Trata-se do procurador Joviano da Cunha Medeiros e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Barbosa. Ainda não há um nome definido para a procuradoria. O cargo de Barbosa será ocupado interinamente pelo secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Júlio César Barbosa Baiano.

AINDA NÃO DEFINIDA

Outro prefeito que foi reeleito, Rodrigo Drable, definiria nesta segunda-feira, 4, mas até a publicação dessa reportagem não tinha divulgado. O que adiantou em um programa de rádio é que o ex-vereador Luis Antonio Cardoso, que não foi reeleito, assumirá a Secretaria de Governo. Além disso, há outras mudanças que ainda não foram informadas. A Susesp seria uma delas.

Jordão extingue três secretarias e cria quatro novas

Em Angra dos Reis, hoje, o prefeito Fernando Jordão, deu posse a seu secretariado. Foi feita ainda a transmissão de cargo de vice-prefeito por parte de Manuel Parente para Cristiano Alvernaz. O evento aconteceu no Salão Nobre.

Algumas mudanças foram feitas e novos secretários serão nomeados para o mandato do prefeito reeleito. Um deles será Cláudio de Lima Sírio, novo secretário de Governo e Relações Institucionais. Ele entrou no lugar de Venissius Barbosa, que decidiu deixar a prefeitura para cuidar de assuntos pessoais.

Foram feitas mudanças na estrutura do governo com a extinção de três secretarias (Atenção Oncológica; Indústria, Comércio e Serviços; e Habitação) e outras quatro foram criadas: Eventos, cujo secretário é João Willy que era presidente da TurisAngra (lá foi nomeado Fernando Pereira Seabra Filho); Gestão de Suprimentos, coordenada por Márvia Paiva, que era a procuradora geral (lá foi nomeado Erick Halpern); Parques de Jardins, cuja secretária é Elisabeth Magalhães de Brito Sírio (essa pasta antes era uma superintendência e Elisabeth estava a frente);  e Juventude, com Willian Gama de Souza, secretário.

Segundo o prefeito, as mudanças realizadas não significam aumento de cargos. “O que fizemos foi adequar cargos para as novas secretarias, explicou Jordão.

As pastas de Administração e Secretaria Executiva de Saúde ainda não têm secretários.  Os demais continuam os mesmos do mandato anterior.

 

 

Deixe um Comentário