SUL FLUMINENSE/ CENTRO-SUL / REGIÃO SERRANA
Um grupo de prefeitos do interior do estado do Rio de Janeiro pretende solicitar uma reunião com o governador Cláudio Castro para discutir os problemas enfrentados pela população após a concessão dos serviços de água e esgoto à concessionária Rio+Saneamento. Entre os gestores estão Luiz Fernando Pezão (Piraí), Babton Biondi (Rio Claro), Luciano Muniz (Pinheiral), Afonso Monerat (Bom Jardim) e Andrezinho Ceciliano (Paracambi), cuja participação também já está confirmada.
De acordo com os prefeitos, desde que a empresa assumiu parte das atribuições que antes eram da Cedae, aumentaram de forma significativa as reclamações da população, principalmente relacionadas à interrupção no abastecimento, baixa pressão da água, demora no atendimento e falta de respostas efetivas às demandas dos municípios. “A população tem nos procurado diariamente para reclamar da piora no serviço. Água é um serviço essencial e não pode falhar. Precisamos de um diálogo direto com o Governo do Estado para buscar soluções”, destacam os prefeitos.
A Rio+Saneamento é responsável pela operação do Bloco 3 da concessão da antiga Cedae, que inclui municípios do interior do estado e bairros da Zona Oeste da capital. A empresa atua na distribuição de água e no tratamento de esgoto, enquanto a Cedae segue existindo, com responsabilidade principalmente pela captação e produção de água em determinadas regiões.
Segundo os gestores municipais, o objetivo da reunião com o governador é avaliar alternativas, cobrar melhorias imediatas no atendimento e discutir a possibilidade de retomada ou revisão da forma como os serviços vêm sendo prestados, garantindo mais eficiência, transparência e respeito à população. “Não se trata de embate político ou ideológico. É uma cobrança legítima por um serviço essencial que precisa funcionar. O que queremos é solução”, reforçam.
Os prefeitos afirmam que seguem abertos ao diálogo, mas alertam que a situação atual tem gerado transtornos constantes aos moradores, especialmente em períodos de maior consumo, como o verão.
Prefeitos pedem reunião com governador para discutir falhas no abastecimento de água
Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Bom Jardim e Paracambi relatam piora nos serviços após concessão
O prefeito de Rio Claro, Babton Biondi, está entre os que solicitam a reunião com o governador-Divulgação

