RIO DE JANEIRO//SUL FLUMINENSE
Os prefeitos que compõem o Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba) se reuniram nessa manhã de segunda-feira, dia 29, no salão da Câmara de Dirigentes lojistas (CDL) de Volta Redonda para discutir questões ligadas ao combate à Pandemia do Covid-19. O governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, participou da reunião por videoconferência e escutou alguns pedidos conjuntamente feitos pelos prefeitos.
A iniciativa foi organizada pelo deputado e secretário de Turismo, Gustavo Tutuca e contou com a participação do Deputado Estadual, Marcelo Cabeleireiro (DC).
Participaram da reunião os prefeitos Francisco Neto, de Volta Redonda, Rodrigo Drable, Barra Mansa, Ednardo Barbosa, de Pinheiral, e Aluísio d’Elias, de Quatis, , Diogo Balieiro, de Resende. Secretários de Saúde também acompanharam a reunião. O secretário de Governo de Piraí, Arthur Tutuca, representou o município na reunião. Os prefeitos solicitaram ao governador a ampliação dos leitos no hospital regional e também nas redes de cada município.
Tutuca destacou a importância do diálogo constante entre Governo do Estado e municípios para que as demandas da população sejam, de fato, atendidas. “Foi muito importante mais esta reunião entre o Governador e os prefeitos da região. Esta atualização constante permite que a gente ajuste certos pontos que visam atender da melhor forma as demandas da população”, destaca.
Tutuca ressaltou que saiu da reunião a ampliação das vagas de enfermaria e UTIs, o auxílio aos municípios com financiamento e equipamentos para novos leitos. Além disso, foi anunciada a ampliação do número de vacinas nos próximos dias e uma intensificação da fiscalização pelo Detro às linhas intermunicipais.
O prefeito Antônio Francisco Neto, de Volta Redonda, disse na reunião que o objetivo foi discutir ações regionais para atender a população. “O problema de um acaba sendo de outros. Achamos, principalmente, que o Hospital Regional deve atender mais ao público do Médio Paraíba. Fomos nós que construímos e idealizamos este hospital. Nada mais justo, mesmo entendendo o momento de todos, que a população daqui tenha prioridade”, disse Neto.
LIVE
Ednardo Barbosa, prefeito de Pinheiral e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba, realizou uma live em suas redes sociais nesta segunda-feira, dia 29 e comentou sobre a reunião e a mudança de horário de funcionamento do comércio especifico de bares, restaurantes, lanchonetes e afins.
De acordo com Ednardo, os representantes do 12 municípios vem demonstrando preocupação com o número de pacientes oriundos de outras regiões internados no Hospital Regional. “Pedimos também mais 50 leitos de UTI e que os munícipes do Médio Paraíba tivessem prioridade neles, dentro do possível Foi solicitado também a ajuda do Estado na aquisição de alguns insumos, principalmente os de UTI, além de materiais para melhorar as enfermarias”, cita.
O destaque da reunião, de acordo com o prefeito, é a mudança drástica para o funcionamento do comércio especifico de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, a partir de segunda-feira, dia 5. “Os 12 prefeitos, em comum acordo decidiram que em todo o Médio Paraíba este tipo de comércio passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Entre as 17 e a meia noite, apenas delivery, sem consumação no local. Aos sábado e domingos das 11 às 15 horas presencialmente, e a partir das 17 horas até meia-noite, somente delivery”, destaca o prefeito.
Os prefeitos também solicitaram apoio para adquirir Insumos que permitam intubação orotraqueal; apoio para adquirir respiradores, monitores, bombas infusoras e demais equipamentos que permitam abertura de leitos nas redes municipais da região e acesso aos relatórios da central de regulação para ver a origem dos pacientes que estão entrando no Hospital Regional.