ITATIAIA
O prefeito Irineu Nogueira visitou na manhã desta terça-feira, dia 3, a indústria farmacêutica Biochimico, localizada no km 310 da Via Dutra, em Penedo. Acompanhado do vice-prefeito, Denilson Sampaio e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Ribeiro Xavier, Nogueira esteve reunido com o diretor Industrial, Armando Lazzari Amancio, sobre algumas demandas da unidade em que o Poder Público pode ser um parceiro e ouviu boas notícias.
A empresa, fundada em 1925 é tradicional no segmento farmacêutico focado exclusivamente no segmento hospitalar, e tem projeto de investir na ampliação de sua produção. A Biochimico está em Itatiaia desde 1988 e na planta do município funcionam a sede administrativa, o laboratório de controle de qualidade físico, químico e biológico, a embalagem, almoxarifado e expedição dos medicamentos, além da produção de anestésicos inalatórios.
De acordo com o chefe do Executivo, a empresa estuda a ampliação da fábrica em Itatiaia. No entanto, ela levantou algumas demandas junto a administração municipal. “O investimento é expressivo e está sendo avaliado pelo Conselho da empresa. A fábrica de Itatiaia reúne condições de sediar o projeto, mas existem algumas questões técnicas a serem superadas. Uma delas seria um acesso adequado da Rodovia Presidente Dutra para a nova unidade. A prefeitura vai trabalhar para superá-las, pois temos o maior interesse em viabilizar essa implantação, que representa um importante investimento e mais empregos”, explicou Irineu.
O vice-prefeito, Denilson Sampaio, lembrou que, com a nova planta, a empresa ampliaria sua produção de produtos injetáveis para os ministrados também por via oral. “Temos o maior interesse em ser parceiro da empresa e vamos, com certeza, atuar junto aos setores que têm poder de decisão sobre as demandas que nos foram encaminhadas”, disse Sampaio.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Ribeiro Xavier, destacou que a unidade de Itatiaia, além de possuir área para ampliação e ter excelente localização, possui certificações e registros que proporcionariam maior agilidade na aprovação da proposta pelos órgãos estaduais e federais que analisam este tipo de projeto. “Vamos trabalhar para superar as questões técnicas, pois isso é um ponto importante a ser considerado na decisão sobre o local que vai sediar a nova planta industrial da empresa”, informou Xavier.